Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 16 de Outubro - Dia Mundial do Pão

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

16 de Outubro - Dia Mundial do Pão

A história e o Dia do Pão

Poucos sabem, mas há um Dia Mundial do Pão, que é comemorado em 16 de outubro de cada ano.

A história do pão é algo muito interessante, pois ele é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Faz parte de nosso desenvolvimento e evolução também. Segundo alguns cientistas, a história do pão está ligada aos homens 300.000 a.C.

Contudo, o que é comprovado historicamente e se tem registro é que a criação do pão é mérito dos egípcios que observaram a fermentação de uma massa de trigo em aproximadamente 4.000 a. C.

E o pão foi se tornando cada vez mais, um verdadeiro sucesso. Por volta do século III a. C, os gregos começaram a desenvolver receitas de pão com sementes e variados ingredientes. Porém, a cultura era diferenciada, afinal, a história do pão nos diz que os gregos ofereciam pão aos deuses e aos mortos.

Com a tomada da Grécia pelos romanos, o pão foi se espalhando pela Itália e ganhando a Europa. No Brasil, a história do pão é um pouco mais curta, assim como a história do país. Ele foi trazido para terras brasileiras durante o século XIX no navio de dona Maria I e Dom João VI. E a história do pão é ainda mais interessante do que imaginamos, pois a necessidade de consumir pão era tamanha, que os reis levavam consigo a farinha, a receita e os padeiros. Com mais gordura e açúcar, o pão ficou conhecido como pão francês.

E sabe porque o corte de pestana em pães francês? Porque na Europa, tinha-se o costume de fazer uma cruz na massa do pão e rezar para ele crescer ainda mais.

Gostou da história do pão? Que tal preparar uma comemoração especial em sua padaria no Dia do Pão? Solte a criatividade e compartilhe. É claro que a história do pão é muito mais complexa e detalhada, com passagens na existência de Jesus Cristo e até um pouco responsável pela morte da rainha Maria Antonieta, mas esperamos que este resumo tenha sido útil para você.

Fonte: www.perfecta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.