Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 18 de Outubro - Dia do Médico

domingo, 18 de outubro de 2015

18 de Outubro - Dia do Médico

Você sabe porque hoje, 18 de outubro comemoramos o dia do médico no Brasil?


E em outros países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra? Você sabe como é nos outros lugares?


O dia 18 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. São Lucas foi um dos seguidores de Jesus, segundo a tradição, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. Nestes livros, contou muitas histórias de Cristo, inclusive algumas das muitas curas e milagres que presenciou. São Lucas estudou medicina em Antioquia(atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de "amado médico" na epístola aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.

Nos Estados Unidos, o dia do médico (Doctor's day) é comemorado no dia 30 de março, aniversário da primeira vez que a anestesia foi administrada em um paciente, em 1842. Segundo a Dra. Pamela Settle Miles, MD, na revista The Barrow County News, a anestesia foi realizada pelo Dr. Crawford W. Long, na Georgia . Este dia foi oficializado nos USA através de uma lei, em 1990 pelo presidente George W. Bush, mas existem registros da comemoração desta data em 1930. A data foi concebida pela Sra. Eudora Brown Almond, esposa de um médico na Georgia.O primeiro dia do médico nos Estados Unidos, em 1933, foi uma pequena comemoração realizada pelas esposas dos médicos, em Winder Georgia, nordeste de Atlanta.

Na Índia, o dia do médico é comemorado dia 1° de julho, em homenagem ao grande médico indiano Dr Bidhan Chandra Roy. Foi Ministro-chefe de Bengal Ocidental. Estudou medicina na Medical College Calcutta of the University of Calcutta. Ele permaneceu no cargo por 14 anos como candidato do Congresso Nacional do Índio , de 1948 até sua morte em 1962. Ele era um médico muito respeitado e um lutador pela liberdade de renome. Bidhan Roy é muitas vezes considerado o grande arquiteto de Bengala Ocidental , que fundou cinco cidades eminentes , Durgapur, Kalyani, Bidhannagar, Ashokenagar e Habra. Dr. Roy foi homenageado com a mais alta condecoração civil do país, o Bharat Ratna em 4 de fevereiro de 1961. Ele nasceu em 01 julho de 1882 e morreu na mesma data , em 1962, com 80 anos .

No Irã, o aniversário de Avicena (mês iraniano: Shahrivar 1 = 23 de Agosto) é comemorado como o dia do médico nacional.Ele escreveu quase 450 tratados sobre uma ampla gama de assuntos, dos quais cerca de 240 sobreviveram. Em particular, 150 de seus tratados sobreviventes concentrar-se em filosofia e 40 deles concentrar-se em medicina. Seus trabalhos mais famosos é The Book of Healing, uma vasta enciclopédia filosófica e científica, e The Canon of Medicine, que era um texto médico padrão em muitas universidades medievais. A Canon of Medicine foi usado como um texto-livro nas universidades de Montpellier e Leuven até 1650. Ibn Sina Canon de Medicina oferece um sistema completo de medicina, segundo os princípios de Galeno e Hipócrates.

Em 3 de dezembro de cada ano, o Dia dos Médicos celebrado na América Latina , em comemoração ao Dr. Carlos Finlay , que confirmou a teoria da " propagação da febre amarela pelo Aedes aegypti". Esta data foi consagrada pela Pan American Medical Congress reuniu-se em Dallas , Estados Unidos, em 1933, coincidindo com o centenário do nascimento do Dr. Carlos Finlay ( 03 de dezembro de 1833 ) .O médico , de origem cubana, foi quem confirmou a teoria da " propagação da febre amarela pelo mosquito " ( Aedes aegypti ) em uma apresentação na Academia de Ciências de Havana em 14 de agosto de 1881. Depois de endossar a hipótese, Finlay abriu novas possibilidades para o progresso da medicina na América tropical , impediu milhares de mortes na América Latina e facilitou o desenvolvimento da construção do Canal do Panamá , porque muitos trabalhadores morreriam desta doença. Na Argentina este dia é comemorado por iniciativa de Córdoba Medical School , apoiado pela Confederação Médica Argentina, e oficialmente, por decreto governamental , em 1956.

[Do editorial] Como observamos, a maioria dos países e civilizações do mundo valorizaram médicos ao dar uma data significativa de um personagem nacional o rótulo de dia do médico. Será que aqui no Brasil não poderia ser diferente? O país produziu excelentes médicos... Que tal homenagearmos Carlos Chagas por exemplo?

A todos os amigos médicos e futuros médicos, fica a nossa homenagem. Que o Médico dos médicos continue nos iluminando para cuidar de Seus filhos.

Para inspirar:

"Médico é um título. O exercício da medicina com amor, um dom divino." Jaelson

"Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo." Carl Gustav Jung

"Queres ser médico, meu filho? Essa aspiração é digna de uma alma generosa, de um espírito ávido pela ciência. Mas, pensastes no que se transformará tua vida? [...]Pensa bem enquanto há tempo. Mas se, indiferente à fortuna, aos prazeres, à ingratidão; e sabendo que te verás, muitas vezes, só entre feras humanas, ainda tens a alma estoica o bastante para encontrar satisfação no dever cumprido, se te julgas suficientemente recompensado com a felicidade de uma mãe que acaba de dar a luz, com um rosto que sorri porque a dor passou, com a paz de um moribundo que acompanhastes até o final; se anseias conhecer o Homem e penetrar na trágica grandeza de seu destino, então, torna-te médico meu filho." Esculápio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.