Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Jogos de Tabuleiro Famosos

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Jogos de Tabuleiro Famosos

Atualmente, com as tecnologias disponíveis, é bastante difícil encontrar alguém que ainda sente com seus amigos ou sua família, e passe horas a fio se divertindo com os tradicionais jogos de tabuleiro.

Há 30 anos, computador, vídeo-games, celular, tablet, smartphone e outros dispositivos sequer existiam, e as únicas formas de entretenimento eram, realmente, os joguinhos. Vários desses jogos tem história, podendo ultrapassar os 60 anos de história.

E os jogos de tabuleiro são um bom método para reunir os amigos, como já foi citado no início do texto. Isso porque, o jogo de tabuleiro desenvolve áreas importantes do cérebro, contribuindo para o dia a dia de quem regularmente dedica algum tempo para esses jogos.

Neste artigo iremos falar sobre os jogos de Tabuleiro mais conhecidos do público. Os que serão apresentados aqui certamente você já deve ter visto ou até mesmo jogado. Vamos lá?

Jogos de Tabuleiro Para Amigos e Família

Como já é de conhecimento, os jogos de tabuleiros antigamente reuniam muitas pessoas ao seu redor, para jogar, colocar o papo em dia, enfim. Hoje, o avanço tecnológico freou um pouco as atividades de tais jogos.
Todos os jogos abaixo podem ser encontrados em lojas físicas e virtuais, com preços que variam de 50 a 150 reais.


Jogos de Ludo

Este é um dos tipos de jogos mais clássicos que existem. O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes dos adversários.

Cada jogador por sua vez lança um dado e faz avançar um dos seus peões em jogo o número de casas indicado. O seis permite colocar em jogo um peão que esteja na casa inicial ou fazer avançar um peão seis casas, e ainda um novo lançamento de dados. O número um também permite que o jogador tire o peão , mas é só o seis que permite o jogador a lançar o dado novamente.

Quando o jogador entra com um peão na parte final, poderá completar o percurso somente se tirar o número de casas exato da casa final. Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número das casas que sobraram.
Não é permitido mais do que um peão em cada casa. Caso um peão venha a ocupar uma casa ocupada por um peão de outro jogador, o peão original regressará à casa inicial, é o chamado "comer" (principalmente no Brasil). É proibido "comer" o adversário que está na casa de saída.

Quando dois peões de uma mesma cor se encontram em uma mesma casa, forma-se uma torre, impedindo outro peão de ocupar esta casa. Só poderá comer a torre com outra torre. Dois peões somente poderão caminhar como torre (ou seja, ambos juntos) caso haja uma torre no meio do caminho para ser "comida" uma vez que somente uma torre poderá comer outra, mandando os dois peões para casa inicial. Não havendo outra torre, e lançando o dado, o jogador deverá desfazer a torre, caminhando somente com um dos peões.

Jogos de tabuleiro temáticos inspirados no Ludo

O velho e bom ludo ajudou a inspirar o surgimento de outro tipo de jogo de tabuleiro muito popular e sobre o qual já foram criadas inúmeras versões. Basicamente trata-se de um tabuleiro com o desenho de mapa com um percurso ou trilha composto por casas numeradas e algumas especiais com regras.

O jogador deve jogar um dado ou girar uma roleta com valores de 1 a 6. A partir deste resultado ele deve avançar o respectivo número de casas no tabuleiro. Vence quem chegar primeiro ao final de todo o trajeto. A parte interessante é que algumas casas podem conter armadilhas ou prêmios que poderão fazer o jogador retroceder ou avançar em cada rodada.

Pesquisando nas lojas de brinquedos e na web, já nos deparamos com temas de corrida, escola, aventuras de piratas, no fundo do mar e inúmeros outros. Nós mesmos lançamos recentemente um jogo educativo deste tipo em versões impressa e on line. Acesse AQUI para baixar a versão completa (cartão de regras, dado e tabuleiro) em PDFs de alta resolução para você poder imprimir e jogar com toda a sua família!


Imagem e Ação

O jogo Imagem e Ação, fabricado pela Grow, é o nosso primeiro exemplo de jogo de tabuleiro, que é bem famoso. Ele consiste em dividir os participantes em equipes, e eles têm a disposição mais de 2.400 palavras. O jogador deve escolher alguma e tentar desenhar para o seu amigo adivinhar. Nesse jogo, mímica e outros meios de chamar a atenção do seu colega são estritamente proibidos. O que vale é a criatividade de cada um para fazer o seu colega adivinhar o que está desenhado.


Banco Imobiliário

O tradicional jogo de tabuleiro, que a maioria das pessoas já jogou, é outro clássico. De autoria da Estrela, o Banco Imobiliário tem como objetivo “transformar” o jogador em uma pessoa rica e com muitos imóveis. E, cada casa tem um imóvel para ser adquirido. São vários, e, a cada valor mais alto, mais será o aluguel caso alguém caia nessa propriedade.

O Banco Imobiliário já teve várias versões, e o jogo acompanha as tendências dos tempos modernos que estamos atualmente. A última versão do Banco Imobiliário lançado pela companhia de brinquedos, por exemplo, em vez de dinheiro, utiliza-se cartões de crédito, onde as “compras” feitas são debitadas em uma maquina semelhante aquelas usadas em estabelecimentos comerciais que aceitam cartões de crédito. Ou seja, a modernização chegou até os jogos ditos “antigos”.


Jogo da Vida

Outro jogo produzido pela Estrela, o Jogo da Vida também merece estar em nossa lista. Isso porque está no mercado desde o ano de 1860 (!). A Estrela produz o Jogo Da Vida somente aqui, já que fora do país os direitos pertencem a também fabricante de jogos Hasbro.

O jogo consiste em chegar ao fim de uma vida bem sucedida. Para isso, o jogador precisa escolher dois caminhos: O da Universidade, que é mais árduo, ou o dos negócios, que é o mais fácil e tem uma remuneração razoável. Contudo, devemos enfatizar que o caminho da Universidade a remuneração será de acordo com a cor em que o seu “carro” (pino) parar.

E assim o jogo começa, com dinheiro de $ 10.000, mais um “Cartão da Riqueza” e, depois de definido a posição dos jogadores, eles devem seguir o seu caminho no jogo até chegar ao final.


Perfil

Outro jogo da Grow, Perfil veio com o objetivo de testar sua inteligência. Podendo até 6 pessoas jogarem, o Perfil consiste em perguntar a cada jogador qual é a pessoa, lugar, ano ou coisa que está em um papel. Para isso, distribui dicas. Se o jogador acertar, ele avança o número de casas de acordo com o número de dicas que ainda não foram utilizadas.

É bastante divertido, já que, além de você conhecer um pouco mais sobre algumas coisas. O jogo é tão conhecido e famoso que já está em sua 4º edição.


War

É considerado como um dos melhores jogos de tabuleiro, isso porque envolve conquistas e outros elementos. Fabricado pela Grow, em parceria com a Hasbro, War tem como objetivo o cumprimento de uma missão em um determinado continente do mundo.

Os jogadores que receberem a missão e conseguirem concluí-la, é o vencedor da rodada. O jogo é tão complexo que uma única rodada pode durar horas.
O jogo reúne exércitos e disputas entre os jogadores, que abusam da estratégia para vencerem seus oponentes.

Há ainda a versão War: Império Romano, que foi lançada pela fabricante no ano de 2007, em razão dos 35 anos de lançamento do primeiro jogo. Só pelo nome, já podemos ter uma ideia que o jogo se passa na época das grandes conquistas dos romanos no tempo de Império. Mais recentemente, foram lançadas outras versões de luxo e com novidades para tornar o jogo ainda mais interessante!


Detetive

Aqui lançado pela Estrela, Detetive deixa um clima policial entre os jogadores. Todos os jogadores são detetives com a missão de descobrir quem matou o personagem, qual arma usou para cometer o delito, e em qual cômodo da casa (no jogo) a barbárie aconteceu.

O jogo começou a ser produzido no final da década de 40, e, desde então, nunca caiu no gosto da população.


Desafino

Semelhante ao “Qual é a Música?”, popular quadro que era apresentado no programa Sílvio Santos, no SBT, Desafina propõe para um participante que ele tente cantarolar ou fazer mímica para que os demais tentem adivinhar.

Ou seja, você vai ter que abusar de sua criatividade para tentar imitar ou resmungar algumas palavras para que os jogadores consigam desvendar a música secreta.

O jogo é produzido pela Grow.


Jogo da Mesada

Uma boa forma de ensinar os pequenos a contabilizar e administrar o seu dinheiro, no Jogo da Mesada, a criança tem que fazer exatamente isso. E, o vencedor é aquele que conseguir permanecer com mais dinheiro no bolso.

Apresentamos, aí, alguns dos jogos de tabuleiros que são ótimas opções para aquele dia chuvoso ou que os amigos e toda a família estão reunidos.


Fonte: http://www.culturamix.com Por Francisco Prado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.