Lançar um item no mercado não é uma tarefa das mais fáceis. A concorrência precisa ser vencida e isso é feito com um conjunto de detalhes que irão fazer do produto um sucesso como logomarca, cores, qualidade do item e, claro, embalagem.
A embalagem do produto também é muito importante para o sucesso do mesmo do mercado. A importância da embalagem está em sua função, uma vez, que ela é o principal meio de fazer a conexão entre o produto e o comprador. Ela faz a comunicação da marca com o consumidor visualmente e não ignore o fato de que uma boa embalagem é crucial para chamar a atenção. Quem nunca comprou um produto apenas pela embalagem, não é mesmo?
Caso a embalagem não tenha haver com o produto provavelmente ele passará despercebido aos olhos do comprador. Então, para que a possível compra de um produto seja feita, a empresa deve investir neste item com o mesmo rigor que observa o conteúdo produzido: com qualidade.
Importância da embalagem
As embalagens, além de serem bonitas e ter relação adequada com a marca, também devem possuir atributos que sejam perceptíveis com a praticidade, a conveniência, a facilidade de uso. É necessário também que o produto traga segurança e conforto para o consumidor, além de demonstrar a proteção do produto.
A embalagem também serve para definir o valor que será atribuído ao produto. Através da parte externa do produto também são adicionados valores emocionais em relação a marca e ao produto que são gerados objetivos perceptíveis pelos consumidores em questão da funcionalidade do produto, a identidade e a personalidade. Com a embalagem também é feita a fidelização do cliente com a marca.
Os estudos mostram que 75% das empresas que investiram em suas embalagens tiveram aumento em suas vendas. Ainda nesta pesquisa, foi mostrado que os consumidores preferem os produtos que possuem embalagens mais atraentes, que sejam bonitas e práticas, mesmo em produtos semelhantes. Também segundo a pesquisa os consumidores até aceitam experimentar uma nova marca por causa de uma embalagem bem elabora, ou seja, que seja atraente, bonita e prática. Esta questão de experimentar novas marcas atraentes está relacionada com a auto estima do consumidor.
Antigamente somente as grandes marcas investiam em suas embalagens mas hoje em dia as empresas pequenas e médias também priorizam este investimento. Pois hoje já está bem claro o quanto é importante a embalagem para as empresas crescerem e se tornarem mais conhecidas, assim tendo possibilidades de se tornarem grandes empresas.
Os empresários já se concretizaram de que o design de uma embalagem não é uma questão de luxo que só as grandes empresas possuem, mas sim uma necessidade para a interação do produto junto ao consumidor. Em outras palavras a embalagem ajuda na venda dos produtos. Então fica bem claro que a embalagem é fundamental para o crescimento do produto em seu mercado.
Como fazer uma boa embalagem de produto
Como fazer uma boa embalagem de produto
Por mais que você seja um empresário com boas idéias não vai substituir a técnica de um bom design de produto, o profissional responsável por criar uma embalagem de produto. Ele deve ser contratado permanentemente em sua equipe de criação ou a cada novo item a ser lançado no mercado. Por que? Porque ele tem conhecimento na área de conceitos de cores, melhor formato de embalagem e com o conhecimento completo sobre o seu produto será o profissional que vai te ajudar a criar uma boa embalagem.
O primeiro passo para saber se uma embalagem é de fato eficiente é saber se ela agrada seu publico alvo e para isso é que existem teste de publicidade. Crie a embalagem e faça uma amostragem com seu publico alvo e observe suas opiniões. Isso deve acontecer antes da embalagem chegar ao mercado, para que possa fazer as modificações necessárias antes de fabricar em grande lote. Se for um produto para crianças, reúna um grupo de amigos de seus filhos ou sobrinhos por exemplo, peça para fabricarem uma única embalagem, mostre aos pequenos e ouça a sua opinião ou observe como se comportam diante do objeto.
Uma embalagem deve ser eficiente quanto a seu conteúdo. Você deve de cara saber o que há no conteúdo e não precisar reler várias vezes para entender. Deve chamar também a atenção do cliente por meio de cores, sendo elas mais fortes ou não. Se você pensar um pouco vai notar que as embalagens mais marcantes do mercado fazem combinações de cores intensas e relacionadas com o tema. A cor laranja, por exemplo, é associado à fome e muitas embalagens combinam laranja com amarelo e cores semelhantes para produtos alimentícios. O mesmo vale para outras cores e os produtos específicos.
Excesso de informações em uma embalagem não é bem visto. Não abuse de nomes, letras que não sejam cruciais por leis e evite muitos nomes na parte frontal do produto. Em uma publicidade de produto menos é mais. Observe os concorrentes e inspire-se. Não é imitar, é aprender com quem já sabe.
Não se esqueça de seguir as regras previstas por lei. Existem normas de informações que devem estar na embalagem do produto como quantidade em unidades de grama ou litro, fórmula química, conteúdo, quem deve usar, como deve ser armazenado, entre outros. É importante informar para não ser multado e ter o produto apreendido.
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