Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 04 de Outubro - Dia do Bartender (Barman)

domingo, 4 de outubro de 2015

04 de Outubro - Dia do Bartender (Barman)

"O dia do homem que tudo escuta e nada ouve, que tudo vê e nada viu, que tudo sabe e nada diz. Um brinde a este homem!"


Ele é o responsável por fazer drinques e misturas que agradam não só o nosso paladar, como também embalam as festas e eventos diversos. É claro que estamos falando do Bartender, ou Barman, e hoje é o dia dele. Comemorado internacionalmente no dia 4 de outubro, esta é uma forma de homenagear aquele que faz as festas uma comemoração muito mais completa.

A ciência por trás do balcão do bar é tão extensa que existem diversos cursos de aperfeiçoamento nesta profissão. Além do básico, os profissionais aprendem outros tipos de coquetéis, com os mais inusitados tipos de ingredientes, além de aprender manobras com garrafas e bebidas, técnica conhecida como Flair.

Saiba mais...

Barman é uma palavra inglesa, quer dizer homem do bar, e se refere ao profissional que trabalha em estabelecimentos servindo bebidas alcoólicas aos seus clientes, mais freqüentemente em bares. Não há registros da origem desta função, mas acredita-se que o Barman deva ser uma profissão muito antiga e que remonte ao tempo das tavernas. Em 1950 foi criada a International Bartenders Association (IBA), que estabelece normas de conduta à categoria.


Barman Clássico: Ele conhece a origem das bebidas, sua composição, suas propriedades, sua história, suas características, seus efeitos no organismo e seu infinito potencial gastronômico. Sabe como preparar os diversos coquetéis internacionais e criar suas próprias receitas, bem como decorá-las e oferecê-las. São geralmente profissionais com mais tempo no segmento e lideram a brigada operacional do bar. Trabalham em trajes sociais, e freqüentemente falam mais de um idioma, o que os favorece em uma carreira internacional, por também se adequarem aos formatos de restaurantes de alta gastronomia, hotéis internacionais, “pubs”, “piano bar’s” e navios de cruzeiro.


Barman contemporâneo (mixólogo ou mixologista): Esse profissional geralmente começa na profissão como barback, auxiliando o barman a abrir garrafas e repondo o gelo quando é preciso. O que o torna diferenciado é o seu conhecimento sobre as bebidas que estão no mercado nos dias de hoje. Ele utiliza dos seus conhecimentos para criar novos aromas, sabores e consistências. Harmoniza com ciência ingredientes inusitados. No Brasil são geralmente contratados por empresas fabricantes de bebidas para elaborar novos flavors, criar novas tendências de consumo e ministrar cursos. Vestem-se de maneira a divulgar a marca para qual atuam.
Bartender free style: Ele atua de forma dinâmica. Hoje em dia, esse profissional treina malabarismo, pirofagia, acrobacia, e mágica. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas, ouflair, atinge grande popularidade e já existem diversos torneios ao redor do mundo que premiam os melhores desempenhos. Seu conhecimento em coquetelaria é suficiente para o perfil de eventos em que atua. Costumam improvisar muito bem, e suas misturas são inusitadas combinações de “sodas” com bebidas destiladas, que decoram com gelo-seco ou sticks de neon, provocando uma agradável impacto visual aos eventos. Procuram servir de forma ágil e dinâmicas as bebidas de domínio público jovem como as vodkas ice e os energéticos. Vestem-se de forma a agradar ou impressionar o público alvo da casa, usando boinas, bandanas, faixas, pulseiras, piercings e penteados modernos. Trabalham geralmente como free-lancers em boates, baladas, shows, raves, casas noturnas, nightclubs, agências e eventos em geral.

Fontes: Bute Conosso, ABB - Associação Brasileira de Bartenders e receitas da Chef Eliane Carvalho do Brie Restô


Dica de Bebida para Barmans - Drink Sour Apple Martini
  • drink drinks coquetéis Trufa de Chocolate
  • Ingredientes:

    Para 04 pessoas 
    300 g de chocolate ao leite 
    100 g de creme de leite 
    20 g de whisky, conhaque ou rum 
    04 bolas de sorvete de pistache 
    01 xícara (chá) de folhas hortelã fresco fatiadinha 
    Chocolate em pó para polvilhar 

    Para tuille:02 colheres (sopa) de farinha de trigo 
    ½ xícara (chá) de chocolate em pó 
    125 g de açúcar 
    04 claras 
    200 g de manteiga 

    Modo de preparo Drink Trufa de Chocolate :


    Tuille de chocolate: misture a farinha de trigo peneirada com o chocolate, adicione o açúcar, as claras e por último a manteiga amolecida. Deixe a massa descansar por 2 horas e faça as orelhas em assadeira forrada com papel manteiga untado.

    Trufa: derreta o chocolate picado com o creme de leite, misture bem, cubra com filme e deixe esfriar. Adicione o álcool e misture bem. Reserve na geladeira por duas horas e depois faça os coelhinhos. Polvilhe com chocolate em pó. Coloque uma bola de sorvete no centro do prato, sem ela, uma porção de hortelã picada e o coelhinho. Contorne o sorvete com um pouco de calda de chocolate ou caramelo.

    Obs: faça os olhinhos com a ponta de uma agulha depois que tiver polvilhado o coelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.