Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 30 de Outubro - Dia do Comércio

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

30 de Outubro - Dia do Comércio

Comércio é a troca de produtos. Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.


O comércio pode estar relacionado com a economia formal que é firma registrada dentro da lei ou à economia informal que são firmas sem registros que não pagam impostos. O comércio informal traz prejuízos ao país, pois clonam qualquer tipo de produto para a venda mais barata e isso resulta em altíssimos prejuízos.


O mercado é o lugar público onde negociantes expõem e vendem seus produtos. O surgimento do mercado como um espaço físico ocorreu na antiguidade antes da invenção do dinheiro. Independentemente da existência do dinheiro, é a oferta e a procura por mercadorias ou serviços que permite a existência do comércio.


O comércio pode ser realizado entre países, o que chamamos de comércio exterior. Nesse caso, o país se organiza para importar e exportar. Exportar é quando um produto ou bem é vendido para fora do país e importar consiste na entrada de um produto estrangeiro no país. O comércio atacadista vende produtos em grandes quantidades visando donos de mercados que recebem descontos maiores por ainda revenderem a mercadoria enquanto o varejista vende produtos unitários e visa os consumidores finais para o próprio consumo do produto.


O Comércio Eletrônico no Brasil

Segundo o e-bit, o e-commerce brasileiro faturou aproximadamente R$ 28 bilhões em 2013, como consequência principalmente do crescimento do acesso à internet, tendo como uma das principais causas o aumento das vendas de tablets e smartphones. A adesão aos dispositivos móveis por parte dos brasileiros deve aumentar cada vez mais devido à redução dos preços desses aparelhos. Além disso, o crescimento da classe C também é um impulsionador do e-commerce, segundo a instituição, 56% dos novos consumidores pertencem a este grupo.

Crescimento do Comércio Eletrônico:

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, para os próximos anos o setor deve permanecer apresentando altas taxas de crescimento, com destaque na expectativa do aumento no consumo de bens digitais, tais como e-books, músicas e filmes on demand.

As expectativas para o setor são positivas, pois o consumidor brasileiro está mais confiante pra comprar "online", as novas gerações que agora entram no mercado de trabalho já nasceram em tempos de internet e os investimentos estrangeiros não estão vindo apenas na forma de capital, mas também como tecnologia e conhecimento.

O crescimento contínuo do comércio eletrônico é impulsionado por:


Maior utilização da Internet. De acordo com o relatório TIC Domicílios, divulgado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação (CETIC), em 2013 o número de usuários de internet no Brasil passou da metade da população, atingindo 51% dos cidadãos com mais de 10 anos de idade, ou 85,9 milhões de pessoas.


Aumento do hábito de compras online entre os usuários de Internet. A alta penetração de serviços como online banking, transmissão da declaração do imposto de renda pela Internet e comunidades virtuais denotam a propensão da população brasileira para adotar novas tecnologias. O hábito de comprar online está em amplo crescimento, não obstante a penetração dentre usuários de Internet permanecer baixo (50%, contra 90% nos EUA). A expectativa é que esta diferença reduza significativamente à medida que mais pessoas tenham experiências positivas na compra online.


Crescimento de banda larga. De acordo com o relatório do Instituto Nielsen, o Brasil possuía 40 milhões de usuários de banda larga em 2013 (aproximadamente 20% da população). O uso de banda larga favorece a experiência de compra online, levando ao aumento das vendas pela internet.


Sortimento limitado em lojas tradicionais. O mercado varejista brasileiro caracteriza-se por lojas com pouco sortimento e pela ausência de grandes category killers e megastores. Esta deficiência favorece os varejistas online, uma vez que estes não possuem limitação de espaço de prateleira e não necessitam replicar estoques em várias lojas.


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