Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Designers criam protótipo de um novo jeito para se tomar água

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Designers criam protótipo de um novo jeito para se tomar água



Quase 80% de todas as garrafinhas de água utilizadas no mundo são descartadas de maneira errada, aumentado a quantidade de plástico que se acumula nos lixões. Pensando em diminuir o impacto destes materiais no meio ambiente, uma equipe de designers desenvolveu uma nova solução usando uma espécie de membrana comestível para armazenar água, chamada de Ooho!, uma “bolha comestível” que é preenchida com água.

O produto que envolve a água é feito de material biodegradável. É como se você estivesse comendo uma grande gota de água, armazenada num tipo de balão de gelatina. Para chegar ao produto final, eles se basearam no método culinário de “esferificação”, criado em 1946 e utilizado para transformar líquidos em esferas. Dessa forma, a água é congelada e os cubos são cobertos pela membrana.

O Ooho acabaria com o consumo de cerca de 2,4 milhões de toneladas de plástico, provenientes de garrafas plásticas de água. O projeto foi criado por estudantes de design industrial de Londres, na Inglaterra, como uma alternativa sustentável à realidade do consumismo.

Apesar de inovador, o custo do processo é muito baixo em comparação ao plástico das garrafas, cerca de 2 centavos de dólar por bolha. Dessa forma, o produto pode ser utilizado em larga escala em eventos esportivos, por exemplo, onde é comum os atletas beberem vários copos de água e atirarem as embalagens no chão.

A água fica presa dentro de duas camadas de membrana, feitas de algas e cloreto de cálcio. O líquido é liberado quando o invólucro é perfurado. Em seguida, a membrana pode ser comida ou jogada fora.

Veja o vídeo de divulgação da Ooho:



REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.