Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 26 de Maio - Dia de Nossa Senhora de Caravaggio

quinta-feira, 26 de maio de 2016

26 de Maio - Dia de Nossa Senhora de Caravaggio

Em uma época marcada por divisões políticas e religiosas, a Santa aparece a uma camponesa na cidade de Caravaggio, na Itália. Uma mulher piedosa e sofredora.Assim era descrita Joaneta, uma camponesa de 32 anos que presenciou a aparição de Nossa Senhora. Joaneta era casada com um ex-soldado, conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa.

Por volta das 17h do dia 26 de maio de 1432, uma segunda-feira, a camponesa colhia pasto em um prado chamado Mezzolengo, distante 2 Km de Caravaggio. Maltratada e humilhada, a mulher chorava e orava ao avistar uma senhora. Em sua descrição, Joaneta disse que a senhora parecia uma rainha, porém cheia de bondade.

A visão pediu que a camponesa não tivesse medo e mandou que ela ajoelha-se para receber uma grande mensagem. Ela anunciou-se como "Nossa Senhora" e disse: "Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz".

Nossa Senhora pediu para que o povo voltasse a fazer penitência, jejuasse nas sextas-feiras e fosse orar na igreja no sábado a tarde, em agradecimento aos castigos afastados. Ela pediu ainda que lhe fosse erguida uma capela, como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas.

Joaneta levou ao povo e aos governantes o recado da Virgem Maria e solicitou os acordos de paz. Os entornos da cidade de Caravaggio, na época, estavam marcados por ódio, heresias, bandidos, facções e crimes. Além disso, uma batalha entre a República de Veneza e o ducado de Milão assustava o país.

A camponesa apresentou-se também ao senhor de Caravaggio, Marcos Secco, ao Duque Felipi Maria Visconti, senhor de Milão e ao imperador do Oriente, de Constantinopla, João Paleólogo, com o objetivo de unir a igreja dos gregos com o Papa de Roma.

Nas visitas, Joaneta levava consigo ânforas de água da fonte Sagrada, uma nascente de água límpida e abundante que brotou de onde estavam os pés da Virgem. A água resultava em curas extraordinárias, o que provava a aparição.

Até os dias de hoje, muitos doentes vão até a fonte e recuperam sua saúde após banhar-se com a água. Com a mensagem de paz, os efeitos logo apareceram. Houve paz na pátria e na própria igreja.

A devoção a Nossa Senhora chegou ao sul do Brasil junto aos imigrantes italianos, que eram pessoas de fé e acostumados a uma vida cristã intensa. Em terras brasileiras, eles sentiram a necessidade de uma orientação espiritual.

A primeira missa foi celebrada no morro de Todos os Santos, no ano de 1878. Sem uma matriz para celebrar as missas, no dia 23 de janeiro de 1879, o fiel Antônio Franceschet teve a ideia de levantar um oratório. Um capitel de 12 m foi erguido em frente ao atual cemitério de Caravaggio, em Farroupilha.

Entre algumas sugestões de padroeiro, optou-se pela Nossa Senhora de Caravaggio, já que Natal Faoro ofereceu como empréstimo um pequeno quadro com a imagem da Santa, trazido da Itália junto de seus pertences.

A capela foi inaugurada em 1879, o ano I do início da devoção a Nossa Senhora de Caravaggio e o ano primeiro das romarias, que seriam futuramente concorridas e numerosas.

Fonte: www.caravaggio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.