Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram um tipo de madeira que pode substituir vidros e plásticos no futuro. A metodologia criada é capaz de deixar a madeira completamente transparente. A nova técnica consiste em um processo de apenas duas etapas, responsáveis por remover os componentes químicos e a coloração natural dos troncos.
A primeira envolve o fervimento da madeira em água, hidróxido de sódio e outros produtos químicos adicionais por cerca de duas horas, visando a eliminação da lignina, molécula que dá sua coloração. A partir disso, os cientistas aplicam epóxi sobre o bloco, tornando-o mais resistente.
Com o feito, foi possível deixar a madeira tão resistente e tão transparente quanto o vidro, o que tem despertado o interesse dos arquitetos, já que a madeira é mais forte e possui capacidade de isolamento melhor que o vidro, além de ter menor impacto ambiental quando comparada ao plástico. Apesar da tecnologia desenvolvida ser animadora, a equipe da universidade reconhece que ainda há limitações importantes na técnica.
Até o momento, os pesquisadores só conseguiram transformar blocos com dimensões de cinco por cinco polegadas, o que representa um grande desafio para os cientistas. De qualquer forma, a expectativa é de que o trabalho seja ampliado para que as restrições de tamanho não sejam mais um problema.
Fonte: http://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.