No mercado competitivo, é preciso ter “algo a mais” para se destacar dos demais e esse tem sido o X da questão. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, o candidato que possui as melhores habilidades, geralmente é o mais qualificado para a vaga. No mundo dos negócios e da venda funciona da mesma maneira. É preciso usar e abusar da criatividade, saber abordar o cliente e atender as suas necessidades. Porém como ser criativo e mesclar todas essas habilidades?
Ser criativo significa saber inventar e inovar sempre. Muitos empreendedores, no entanto, acreditam que criatividade esteja ligada a artes e que não se conecta com a área de negócios ou vendas, mas se engana quem pensa dessa forma! Existe criatividade no empreendedorismo, nas vendas e em todas as áreas existentes.
Um vendedor criativo consegue vender isso porque ele tem a habilidade de captar de forma mais rápida qual a necessidade do cliente. Esse tipo de criatividade para vendas é ligada a visão de oportunidade e flexibilidade, ela é o ‘pé na porta’ para consolidar as vendas, além de alavancar os números de qualquer negócio.
Sendo assim, como ser criativo ? Como superar essas dificuldades ?
Sabemos que isto é um desafio. Por isso trouxemos algumas dicas de como estimular a criatividade e o lado vendedor.
1. Anote suas ideias
Na maioria das vezes, nossas melhores ideias aparecem no “meio do nada”, no meio o dia, seja no almoço, no trânsito, ou enquanto executamos alguma tarefa, são os nossos momentos eureka. Ter sempre por perto um bloco de notas, ou um caderno e anotar aquele “insight”, suas melhores ideias saíram assim. É importante para ajudar tanto na memorização, quanto a lembrar de colocar em prática algo inovador.
Caso você não tenha um caderno ou um bloco de notas, existem aplicativos para smartphone que o substituem. Um dos exemplos desses aplicativos é o Evernote, que permite você guardar e organizar suas idéias em formato de cadernos digitais.
2. Exercite a mente
Ter um raciocínio rápido, conseguir encontrar soluções para problemas que pareciam quase impossíveis de resolver, são características de pessoas criativas. Por isso, exercitar a mente é algo que ajuda muito no estímulo da criatividade na hora de vender.
Faça listas das diferentes maneiras para solucionar um determinado problema, ou de como você poderia fazer uma melhor abordagem dos clientes e fechar uma venda, pense nas estratégias. Esse exercício ajuda você a encontrar uma melhor saída nos problemas do dia-a-dia e a melhorar suas técnicas de venda.
Há outros exercícios para a mente e que, apesar de não estarem relacionados aos negócios, mantém a mente afiada e divertem, como palavras cruzadas, sudoku, entre outros.
3. Converse e troque ideias
Se relacionar com seus colegas de trabalho, trocar ideias, conversar sobre negócios, rotina e coisas do dia-a-dia, ajuda com que você tenha visões diferentes, ampliando suas ideias e estimulando a criatividade.
Caso você seja o líder de uma equipe, é importante que converse sempre com seu time para saber das opiniões e ideias para aprimorar o trabalho e também, as estratégias para vender. Incentive almoço em equipe, reuniões para saber como a empresa e o seu time pode melhorar como ser criativo.
4. Leia mais
É através dos livros que viajamos no tempo, para lugares diferentes e passamos a conhecer coisas diferentes. Até clichê ressaltar que os livros são ótimas fontes de conhecimentos e ajudam uma mente a pensar melhor e expandir horizontes. Procure ler sempre, tanto livros relacionados com sua área e negócios, quanto de gêneros literários que preferir.
Além disso, leia jornais, matérias na internet e notícias relacionadas com o seu trabalho. As novidades e variedades de informações ajudam a mente a pensar melhor.
Atualmente há muitos blogs e sites que empreendedores compartilham dicas, informações, experiências e estratégias que ensinam a como ser criativo em negócios. Por exemplo as dicas para vender mais que você pode conferir clicando aqui, ou as dicas do blog Trakto como essa sobre orçamentos e vendas que pode ser conferido aqui ou até mesmo podcasts como o do empreendedor Flávio Augusto, do Geração de Valor.
Inovação e criatividade ajudam muito no sucesso em vendas e nos negócios. Levar aos clientes o que há de novo no mercado é sempre um diferencial e ajuda a destacar sua empresa.
Fonte: http://trakto.io
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