Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 25 de Maio – Dia do Vigilante

quarta-feira, 25 de maio de 2016

25 de Maio – Dia do Vigilante

A segurança privada nasceu em 1820 nos Estados Unidos, quando Allan Pinkerton organizou um grupo de homens para dar proteção ao então presidente Abrahan Lincoln. Desse modo criou a primeira empresa de segurança privada do mundo, a Pinkerton’s.

No Brasil, as empresas surgiram nos anos sessenta, devido ao aumento de assaltos a instituições financeiras, com o objetivo de proteger patrimônios e pessoas e realizar transporte de valores. Desde então surgiram os trabalhadores em segurança privada, sob várias denominações, como os vigias, guardiões, rondantes, fiscais de pátio, fiscais de piso e similares, que atuam em estabelecimentos industriais, comerciais ou residenciais.

Mas essa categoria conhecida genericamente por “vigilante”, só ganhou qualificação profissional a partir de junho de 1983, quando a segurança privada foi regulamentada através da lei 7.102.


2 comentários:

  1. Lei 7102/83. Lei que regulamenta a profissão no ano nesse ano (83), no dia 20 de junho. E por isso dia 20 de junho é a data nacional do dia do vigilante. E foi o projeto de lei 7505/10 que institucionou a data de 20 de junho como dia do vigilante. É só pesquisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo esclarecimento. Vamos atualizar essa informação.

      Excluir

Deixe o seu comentário.