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segunda-feira, 19 de agosto de 2013

19 de Agosto - Dia da Aviação Agrícola

Decreto Nº 97.669, 19/04/1999

A Aviação Agrícola é um serviço especializado, regulamentado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento e pelo Ministério da Aeronáutica.

A aplicação de defensivos, uréia granulada, semeadura de pastagens e coberturas, reflorestamento, povoamento de lagos e rios com peixes, o auxílio à saúde pública no combate a doenças endêmicas, entre diversas outras atividades, fazem do avião agrícola uma importante ferramenta na prestação de serviços.



Vantagens da tecnologia de Aplicação Aérea:

É mais barata

Tem maior qualidade

Reduz o tempo de aplicação

Reduz a quantidade de veiculantes

Não amassa a cultura

Aplica o defensivo no momento correto e oportuno

É mais segura, pois exige uma equipe técnica presente à aplicação

Aproveita melhor as condições climáticas

Dá garantia ao serviço, pois é planejada

No Brasil, a Aviação Agrícola iniciou-se em 1947, devido ao ataque de uma praga de gafanhotos na região de Pelotas, Rio Grande do Sul, onde foi realizado o primeiro vôo agrícola no País no dia 19 de agosto daquele ano, com a Aeronave MUNIZ, modelo M-9, bi-plano de fabricação nacional, prefixo GAP, monomotor de 190 HP, autonomia de vôo de 4 horas, equipada com depósito metálico, constituido em dois compartimetos em forma de moéga e dosador próprio, controlado pelo piloto com capacidade de carga de aproximadamente 100 kg, tendo ainda o apoio técnico do Engenheiro Agrônomo Leôncio Fontelles, na aplicação de BHC.

Este dia foi instituído como o Dia Nacional da Aviação Agrícola, e o piloto civil Clóvis Candiota, que realizou o vôo, é considerado o Patrono da Aviação Agrícola.

Fonte: Agrovel

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