Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Faca Especial - Entenda o que é e como são utilizadas na gráfica

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Faca Especial - Entenda o que é e como são utilizadas na gráfica

Em uma gráfica durante a confecção de um determinado material, a produção de um projeto impresso compreende processos de pré-impressão, impressão e acabamento.

O corte finaliza um impresso e confere a sua forma final. Ele pode ser: linear, ou refile que é realizado através de uma guilhotina), no sentido horizontal, vertical ou inclinado; ou ainda por meio de facas especiais, assumindo qualquer formato desejado.

As facas especiais são lâminas de metal fixadas sobre uma base (normalmente de madeira), utilizadas principalmente na confecção de embalagens e rótulos. Outros impressos como envelopes, pastas, cartões de visita também podem usar esse recurso.

Exemplo de faca especial
De acordo com a lâmina utilizada, as facas podem: 

- cortar;
- fazer meio-corte (usada em adesivos que são posteriormente destacados de uma folha);
- vincar (lâminas com corte arredondado. Auxiliam a dobra de determinados impressos, principalmente aqueles com papel de alta gramatura).
- picotar / serrilhar

Numa mesma faca é possível montar lâminas de corte e vinco, simultaneamente. Isso varia de acordo com cada impresso. 

Uma faca pode ter diversas "bocas" de corte. Ou seja, podem ser cortados 1, 2, 4, 6, 10.... impressos por vez, de acordo com o seu formato, questões operacionais, tiragem etc. Essa definição fica a cargo da gráfica, pois ela planeja quantos impressos serão produzidos por vez.

Atualmente as facas são produzidas por processo automatizado. Temos recebido desenhos de facas que são produzidos em softwares de ilustração vetorial (ex. Illustrator, Corel Draw...) 


DICAS PARA IMPRESSOS COM FACA ESPEClAL

1 - Qual é o formato do impresso? Defina isso primeiro!;

2 - Sangrias: vale mesmo raciocínio para impressos que não usam faca (deixar, no mínimo 3mm);

3 - Deixe indicado no seu arquivo o desenho da faca;

4 - Margem mínima de 3mm em relação à faca;



Detalhes na geração do arquivo eletrônico: página no formato acabado, sangria, indicação do desenho da faca e margens são pontos imprescindíveis! 

5 - Confira sempre o desenho da faca, colando-o sobre o seu layout 

No exemplo abaixo, um rótulo adesivo, foi utilizada uma faca de meio-corte. Após a impressão, os impressos são "destacados" da folha....
Depois de impresso, ele recebe o meio-corte.
... para serem colados sobre o plástico que envolverá o produto.
Detalhe do rótulo no ponto de venda
Ah, se o seu projeto prevê corte e vinco, é conveniente indicar no arquivo qual parte corresponde ao corte e qual ao vinco! Alguns arquivos que recebemos diferenciam o corte e o vinco pelo tipo de linha: linhas contínuas para corte e linhas serrilhadas para vinco....

Fonte e Imagens de Processos Gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.