Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Cromoterapia - A cor como terapia de cura

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cromoterapia - A cor como terapia de cura

A forma como nos comportamos, a nossa personalidade é, geralmente representada pelo tipo de cores que escolhemos para o nosso vestuário. Também denuncia muito sobre nós, os locais que frequentamos, tal como os alimentos que ingerimos. As cores, interagem com as nossas emoções e sentimentos e não só podem representar estados de espírito, como também podem ser influências benéficas ou maléficas influenciando significativamente o nosso comportamento e estados de espírito.

As cores que vemos são energia

De acordo com Newton, as cores são resultantes das variações de frequência originadas pelas ondas de luz emitidas pela luz solar.

A cor como terapia :


VERMELHO – na cromoterapia esta cor é utilizada para cura de depressões, anemias, fragilidade emocional, auto-estima, problemas nas pernas, e problemas circulatórios.

LARANJA – serve para bloqueios na expressão de sentimentos, doenças dos órgãos reprodutores, problemas na bexiga, infecções em geral.

AMARELO - curar os problemas do aparelho digestivo ( digestões difíceis, úlceras, problemas de trato intestinal).

VERDE - serve para curar dores em geral, problemas respiratórios , asma, bronquiolites.

ROSA – é usado para problemas do coração, bloqueios emocionais, desgostos amorosos.

AZUL – para dores de cabeça, enxaquecas, nervosismo, ansiedade, stress, insônias.

LILÁS – serve para curar o cansaço geral, medos, fobias, traumas.

Forma de terapêuticas possíveis com cromoterapia
  • Vestuário (pode escolher a cor das peças de roupa em função dos problemas de saúde, ou do seu estado de espírito. Assim pode ajudá-lo a tratar-se.)
  • Banho de cor. (Escolha a cor ideal para tratar-se utilizando essências e colorantes misturados no banho. É possível adquirir em lojas de produtos naturais, ou locais onde haja produtos exotéricos.)
  • Pintar as paredes de casa. (Podemos pintar apenas uma parede. Escolher a divisão da habitação onde permanece mais tempo e costuma relaxar. Na maioria dos casos será o quarto.)
Terapias que usam o poder curativo das cores – a cor como terapia de cura
  • Cromoterapia – nesta terapia é feito um diagnóstico e indica as cores que os pacientes mais precisam para fazer a sua cura, seja ela física ou emocional.
  • Light Colour Beamer – esta terapia visa na utilização da cor através de um punho tipo caneta que projecta uma  cor específica, e envia-se um feixe de luz determinado para a parte do corpo que necessita de tratamento. Aura- Soma – Esta é uma terapia que visa a  utilização de frascos pequenos com cerca de 70 combinações de cores. Cada paciente escolhe aleatoriamente as suas cores preferenciais, e as escolhas feitas pelo paciente indicarão ao terapeuta os traços que ajudarão a definir um diagnóstico.)
  • Elixires - A ingestão de água energizada com determinada cor. Consta essencialmente na utilização de garrafas de vidro com determinada cor, com água, que são colocadas à exposição solar, durante 2horas, para energizar a água com a cor correspondente ao chacka, emoções ou doenças a tratar.
  • Cura Energética da Aura. (Terapêutica realizada através da leitura da aura.)
  • Chamas sagradas (Sacred Flames) É uma terapêutica utilizada através do Reiki.
O que dizem as cores sobre a sua personalidade!
Quando optamos por determinadas cores no nosso vestuário, significa que temos evidenciadas algumas características de personalidade específicas. E quando queremos despertar algumas características em nossa personalidade, podemos recorrer ao uso de determinadas cores que despertam essas características na pessoa.

Vermelho – As pessoas que usam vermelho são líderes, entusiastas, motivadoras, impulsivas, com grande espírito de iniciativa, destemidas,impacientes, por vezes um pouco teimosas e com dificuldade em saber quando parar.

Laranja – São pessoas muito artísticas, criativas, extremamente comunicativas, e tem muita facilidade em fazer amigos , sair com os amigos e viajar são as suas atividades favoritas, não se dão bem com rotinas e abominam que limitem a sua liberdade. São pessoas que mantém sempre uma grande jovialidade, e vivem sempre com uma alegria contagiante.

Amarelo – pessoas muito inteligentes, concentradas, funcionam muito bem por objetivos, precisam de se sentir muito desafiadas intelectualmente. São pessoas sérias , muito exigentes consigo próprias e com os outros e que não gostam de errar.

Verde – São empáticos, muito bons ouvintes, carinhosos, cuidadosos. As pessoas adoram desabafar os seus problemas com eles porque sentem facilmente uma grande confiança. Estão sempre prontos a dizer uma palavra amiga. Calmos, pacientes, são, por vezes, um pouco lentos a realizar as suas tarefas.

Rosa – São doces, meigos, adoram exprimir os afetos, gostam do toque e de se sentirem amados. Adoram agradar e estão muito atentos à opinião das outras pessoas sobre eles. Muitas vezes envolvem-se em causas humanitárias. Para eles, as pessoas e os afetos vêm sempre em primeiro lugar.

Azul Indigo – São corajosos, justiceiros, ativos, inspiram outras pessoas à mudança, muito rápidos nas suas decisões, não gostam de ordens e não gostam de seguir rebanhos. São muito autônomos e muito independentes e um pouco intolerantes com as pessoas que passam a vida a queixar-se.

Violeta – São originais, criativos, sonhadores e idealistas, sentem-se muito diferentes da maioria das pessoas. Têm uma perspectiva muito profunda da vida e são muito pouco ligados aos bens materiais. São pouco ambiciosos e muitas vezes sofrem de preguiça e de falta de persistência.

Branco – São pessoas que transmitem calma, serenidade, paz e que trazem até às outras pessoas uma visão mais clara sobre as suas vidas. São pessoas que têm vidas com situações bastante desafiantes e mesmo até extremas para que sirvam de exemplo e de inspiração a outras pessoas com processos de vida semelhantes ao seu.

Dourado – As pessoas que prezam a verdade e a transparência acima de tudo, com uma personalidade muito forte, gostam de sentir que têm a sua vida nas suas mãos. Sabem perfeitamente quem são e têm alguma dificuldade em assumir uma opinião diferente da sua.

Preto – São pessoas desconfiadas, que sentem a necessidade de se proteger. Pessoas fechadas, com dificuldade em pedir ajuda e que gostam de chamar atenção pela diferença. Não gostam de sistemas nem de estruturas pré-concebidas.

Fonte: Tratamento da Depressão - Uma perspectiva positiva do estado depressivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.