Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Quem é o meu consumidor?

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Quem é o meu consumidor?

Tão importante quanto definir a linha da sua criação é direcioná-la para um público que se interessa por ela. Por conta disso, os profissionais de Marketing e Publicidade estudam por anos a fio para determinar o comportamento de um público e se comunicar de acordo com ele.

Como reconhecer o seu consumidor

Essa área do conhecimento não para de se renovar: os gostos e as preferências da população evoluem de acordo com uma série de fatores sociais, e é preciso estar sempre alerta para precaver essas evoluções e se adaptar a elas. Para o bem dos artesãos, a perspectiva para o mercado de produtos feitos à mão é muito positiva!

O Brasil está experimentando um período de prosperidade econômica, com o aumento do poder de consumo da população e a escalada social da classe C. E se aumenta o consumo, aumenta também o significado do que é consumido. As pessoas estão dando cada vez mais valor à exclusividade.

Os produtos de marca não perderam o seu apelo, mas têm dividido as atenções com aqueles fora de série, feitos sob medida para o comprador – uma roupa, um acessório, ou um item que ninguém mais possui. A linha artesanal tem um apelo essencialmente feminino, mas também tem o seu espaço entre os homens, especialmente na decoração de escritórios e locais de trabalho.

Produtores expõem criações em feira de artesanato

Depois de criar o seu produto, imagine em quem ele se adequa. Se não tiver parâmetros para definir, imagine o uso pelas pessoas mais próximas – começando por você. Pergunte-se: “Eu usaria essa peça que criei?” Se a resposta for afirmativa, então a sua criação é provavelmente adequada para pessoas do mesmo sexo, idade e classe social que você. Esses fatores definem muito mais sobre a personalidade das pessoas – e a sua própria – do que se imagina!

Se a comparação não te serviu muito bem, aumente a sua amostra. “Essa peça cairia bem na minha mãe/filha/amiga etc?” Quando encontrar um parâmetro coerente, você vai ter uma noção bem mais clara do seu próprio produto. Aí, basta posicioná-lo diante do público-alvo!

Se, vamos supor, você fez uma pulseira de miçangas que é a cara da sua sobrinha que está na faculdade, pense que você deve se focar para vendê-lo para universitárias. Esse será o seu consumidor primário. Portanto, ao anunciar o seu produto, tente fazer uma descrição mais jovial, que tenha a ver com ele.

Quem vocë identifica como consumidor dessa pulseira de miçanga?

Tenha em mente, porém, que você não pode ignorar o consumidor secundário e que também pode ter uma resposta positiva de um público que, inicialmente, não era o seu foco. No caso das mulheres interessadas em produtos feitos à mão, ajuda se você tentar encaixar o seu produto em uma dessas quatro áreas de foco: estudantes, donas de casa, executivas e artistas/entusiastas.

Com o seu consumidor em mente, é muito mais fácil dar saída aos seus produtos e confeccionar novas criações. Lembre-se de que cada venda significa mais que uma transação comercial para você e para o comprador. Significa uma identificação íntima entre vocês: o interesse por um mesmo produto, único e inimitável.

Fonte: Blog Airu

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