Tão importante quanto definir a linha da sua criação é direcioná-la para um público
que se interessa por ela. Por conta disso, os profissionais de
Marketing e Publicidade estudam por anos a fio para determinar o
comportamento de um público e se comunicar de acordo com ele.
Essa área do conhecimento não para de se renovar: os gostos e as preferências
da população evoluem de acordo com uma série de fatores sociais, e é
preciso estar sempre alerta para precaver essas evoluções e se adaptar a
elas. Para o bem dos artesãos, a perspectiva para o mercado de produtos
feitos à mão é muito positiva!
O Brasil está experimentando um período de
prosperidade econômica, com o aumento do poder de consumo da população e
a escalada social da classe C. E se aumenta o consumo, aumenta também o
significado do que é consumido. As pessoas estão dando cada vez mais
valor à exclusividade.
Os produtos de marca não perderam o seu apelo, mas
têm dividido as atenções com aqueles fora de série, feitos sob medida
para o comprador – uma roupa, um acessório, ou um item que ninguém mais
possui. A linha artesanal tem um apelo essencialmente
feminino, mas também tem o seu espaço entre os homens, especialmente na
decoração de escritórios e locais de trabalho.
Depois de criar o seu produto, imagine em quem ele se adequa. Se não
tiver parâmetros para definir, imagine o uso pelas pessoas mais próximas
– começando por você. Pergunte-se: “Eu usaria essa peça que criei?” Se a
resposta for afirmativa, então a sua criação é provavelmente adequada
para pessoas do mesmo sexo, idade e classe social que você. Esses
fatores definem muito mais sobre a personalidade das pessoas – e a sua
própria – do que se imagina!
Se a comparação não te serviu muito bem, aumente a sua amostra. “Essa
peça cairia bem na minha mãe/filha/amiga etc?” Quando encontrar um
parâmetro coerente, você vai ter uma noção bem mais clara do seu próprio
produto. Aí, basta posicioná-lo diante do público-alvo!
Se, vamos supor, você fez uma pulseira de miçangas que é a cara da
sua sobrinha que está na faculdade, pense que você deve se focar para
vendê-lo para universitárias. Esse será o seu consumidor primário. Portanto, ao anunciar o seu produto, tente fazer uma descrição mais jovial, que tenha a ver com ele.
Tenha em mente, porém, que você não pode ignorar o consumidor secundário
e que também pode ter uma resposta positiva de um público que,
inicialmente, não era o seu foco. No caso das mulheres interessadas em
produtos feitos à mão, ajuda se você tentar encaixar o seu produto em
uma dessas quatro áreas de foco: estudantes, donas de casa, executivas e artistas/entusiastas.
Com o seu consumidor em mente, é muito mais fácil dar saída aos seus
produtos e confeccionar novas criações. Lembre-se de que cada venda
significa mais que uma transação comercial para você e para o comprador.
Significa uma identificação íntima entre vocês: o interesse por um mesmo produto, único e inimitável.
Fonte: Blog Airu
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