Hoje falaremos um pouco sobre alguns materiais e tipos de serviços que podem influenciar muito em seu material de divulgação e apresentação, tanto em relação a custo quanto em relação à resposta que você pode ter do seu cliente ou público alvo.
Nem sempre na hora de desenvolver um material gráfico, o menor custo é a melhor opção. É preciso analisar o foco dessa campanha, a quem se destina, como você quer ser visto pelo cliente, qual a impressão que você quer transmitir da sua empresa, do seus produtos e de você mesmo.
São muitas informações a este respeito que poderíamos discutir, portanto vamos sitetizar o assunto e procurar focar apenas em alguns dos pontos mais importantes em relação ao material em si.
1- Papel e Gramatura (peso)
Há uma grande variedade de papéis para os mais diversos tipos de impressos. Os que eu mais trabalho com as gráficas são:
Papel Couchê, Reciclado e Supremo.
A gramatura dos papéis variam, podendo ser (em gramas): 90/ 120/ 150/ 180/ 230/ 250/ 300/ 350
Quanto mais pesado é o papel, melhor a qualidade do material gráfico, oferecendo também mais opções de acabamentos como veremos logo adiante. Mas isso também eleva o custo, na maioria dos casos não de forma absurda, porém muitas pessoas buscando pequenas economias acabam deixando de ter um material de primeira linha nas mãos, o que pode fazer grande diferença junto aos clientes.
Cartões de visitas: geralmente são impressos em 230 a 350 gramas.
Folders: variam entre 150 a 300 gramas.
Folhetos: variam entre 90 e 120 gramas.
Cartazes: variam entre 120 a 150 gramas.
Folhetos: variam entre 90 e 120 gramas.
2- Cores
As cores utilizadas para uma impresão colorida são chamadas de CMYK, que é a abreviação de quatro cores: Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Preto (utiliza-se o "K" - Key = chave - para o preto pois ele é considerado a base).
Essas quatro cores misturadas nas devidas proporções, geram todas as cores que conhecemos.
Então quando vamos escolher as cores para o material gráfico, veremos sempre essas opções:
4x0: impressão colorida na frente do material e o verso sem impressão
4x1: impressão colorida na frente do material e o verso com apenas uma cor, que pode ser qualquer uma
4x4: impressão colorida frente e verso
A definição das cores está também diretamente ligada ao custo do material, mais cores, valor mais alto.
Mas é importante ressaltar, que em boa parte dos materiais impressos, conforme a quantidade, a variação de preço não é tão alta. Então fique atendo ao achar que uma pequena economia pode ser a melhor opção.
3- Verniz
Dos três papéis citados acima, apenas o Reciclado não recebe verniz. O Couchê e o Supremo podem receber verniz, desde que essa seja uma opção escolhida pelo cliente.
- Verniz Total: quando toda a área do material gráfico é coberta com verniz, podendo ser apenas na frente ou frente e verso.
- Verniz Localizado: quando apenas partes específicas da arte recebem o verniz, por exemplo um texto ou um logotipo. Este caso exige que o designer crie além da arte, uma máscara de verniz que a gráfica utilizará, garantindo a aplicação no local exato que foi definido.
4- Laminação
Tem como finalidade aumentar a espessura e a rigidez do material, além de proporcionar proteção e embelezamento ao produto.
A laminação pode ser fosca ou brilhante, isso vai depender do direcionamento dado ao material gráfico. Muitas pessoas optam pela laminação fosca e em muitos casos, com aplicação de verniz localizado, o que deixa o produto muito bonito.
Laminação BOPP: Laminações de alto brilho e foscas. Aumentam a resistência ao atrito e ainda servem de barreira à umidade.
A laminação geralmente é feita em papéis de maior gramatura, de 150 pra cima. Também é um acabamento que aumenta o custo do material, mas a qualidade, beleza e durabilidade são inigualáveis.
Materiais impressos que possuem dobras, como folders de duas ou mais páginas e cartões de visita duplos, devem preferencialmente receber a laminação, pois isso impede que a tinta trinque, deixando o material feio e mais suscetível a rasgar.
5- Supercut
Esse é um tipo de material muito legal, permitindo que o material tenha o formato que se desejar, tornando-o totalmente personalizável e diferenciado. Com certeza seus clientes vão admirar a ousadia, a qualidade e principalmente sua postura diante da apresentação da sua empresa e de seus produtos e serviços.
6- Dobras
É importante saber como os impressos são tratados tanto no momento da criação como na impressão, e a questão das dobras é algo importante a se explicar.
Vamos tomar como exemplo um folder:
A criação desse produto é cobrada por página. Mas o que é uma página?
Pegue uma folha de papel sulfite comum. Essa folha tem 21x29,7cm. Um folder pode ser impresso dessa forma, com a folha totalmente aberta.
Se a impressão for apenas frente, será considerado uma (1) página. Se for uma impressão frente e verso, será conasiderado duas (2) páginas.
Agora usando a mesma folha de papel sulfite como exemplo, dobre ela ao meio escolhendo a posição, tanto vertical como horizontal. Teremos neste caso uma dobra, o que gera quatro (4) páginas. Se você dobrar duas vezes, serão seis (6) páginas.
Cada página exige um trabalho diferenciado em relação a design, diagramação de conteúdo, textos e imagens. Neste caso permite-se usar mais conteúdo, ou seja, mais informações para venda ou divulgação.
7- Outros materiais
Peroplast: plástico
Perolux: brilho discreto e agradável
Translux: material translúcido, com transparência
PVC: utilizado em cartões e crachás
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