Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Deixando o "brainstorm" de lado e usando técnicas criativas para ideias inovadoras

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Deixando o "brainstorm" de lado e usando técnicas criativas para ideias inovadoras

Cinco minutos para a reunião. O pessoal começa a se arrumar, peguem lápis, caderno, papel. A sala já foi definida. Enquanto isso, vamos passar o briefing para vocês.

Talvez esse cenário seja familiar. É a famosa reunião de brainstorm. São horas dentro de uma sala, um olhando para o outro, alguns anotando, alguns desenhando. O fato é que muitas, mas muitas dessas reuniões acabam sendo improdutivas. Porque além de serem longas, por falta de estipulação de tempo de duração da reunião, é fácil sair só com uma ideia em mãos.. O time de criação se reúne para gerar ideias.

Aí perdemos tempo, e ao longo do processo temos que ela não é  tão valiosa assim. Se ter uma ideia já não é tão fácil, ter uma ideia inovadora pode se tornar mais complicado ainda.

Idéias inovadoras

Grandes ideias não acontecem se você estiver parado. Até mesmo para o pensamento criativo, é necessário uma lógica.
Existem um conjunto de ferramentas e técnicas que aceleram a criatividade trazendo mais estrutura e clareza a concepção de ideias. Chamados muitas vezes de gamestorming, essas técnicas movimentam todas as pessoas envolvidas e unem os participantes, ao invés de mantê-los afastados, cada um no seu canto pensando para si.
O termo gamestorming parte da união das palavras game e storming, uma brincadeira com o termo brainstorm.

O que é um jogo

Jogos são atividades com regras estruturadas, podendo contar com a participação de um ou mais participantes que interagem entre si e possuem um objetivo.
Qualquer jogo é construído por cinco itens:
  • Pessoas
  • Regras
  • Limites de tempo e espaço
  • Ferramentas
  • Um objetivo
Estruturas diferentes causam resultados diferentes. Para as técnicas de criação, que tipo de resultado você procura? Veja algumas opções:
  • Novas ideias
  • Acordos
  • Decisões de risco
  • Soluções de um problema
  • Planejamento

Mas, eu estou trabalhando?

No nosso dia a dia corrido, a rotatividade de clientes e jobs é constante e perder tempo é abominável. Sugerir uma rodada de “jogos para criatividade” ao invés de uma séria e confiável reunião de brainstorm pode não agradar a todos.

Cronometrando o tempo

Quando não há estimativa de duração, as reuniões acabam em longas discussões, especialmente se alguém apresenta um novo tema. Uma forma de tentar manter todos no caminho é cronometrar e definir um tempo limite para a reunião. Já vi reuniões tomarem horas porque seus participantes simplesmente ficam esperando a grande ideia surgir, sem nenhuma iniciativa. 
É inevitável que no começo de uma seção de brainstorm as pessoas fiquem um pouco perdidas. Dependendo do entrosamento do time e a timidez de cada um para expor sua ideia um longo silêncio pode tomar conta da sala.

Técnicas criativas para idéias inovadoras

Em empresas de softwares, portais  e startups é mais fácil ver técnicas criativas sendo implementadas.
Onde o foco do trabalho é praticamente a própria empresa, ter mais tempo e pessoas se dedicando a produtos internos gera uma imersão em um ambiente mais propício a experimentação de novas ideias e metodologias. É uma questão de familiaridade. Quanto maior a familiaridade com algo, maiores as chances de você se dedicar mais e melhor a ela.
Em agências de publicidade, a rotatividade de jobs, produtos e clientes é enorme. Por mais que se passe alguns meses em um projeto, a urgência de entrega cria um vínculo muito pequeno entre pessoas e a tarefas. Esse vínculo faz com que se enxergue a melhor solução a curto prazo.
Em campanhas, concorrências e projetos maiores, há um vínculo um pouco maior, que estimula as pessoas a se dedicarem mais. São nesses casos onde brainstorms são aplicados que se deveriam aplicar técnicas criativas.

O que eu ganho com isso?

  • Melhor a colaboração
  • Melhor comunicação entre pessoas
  • Melhor comunicação entre equipes multidisciplinares
  • Melhor compreensão do papel de cada stakeholder envolvido
  • Melhor compreensão das experiências do usuário
  • Ideias melhores e mais rápidas
  • Reuniões curtas e produtivas
  • Identificação da causa e a raiz de um problema
  • Encontrar os caminhos que apontam para a solução

Técnicas de Abertura (o ponta pé inicial para uma boa ideia)

O truque da abertura é fazer as pessoas se conhecerem e se sentirem confortáveis com o processo de trabalho em equipe. O objetivo dessas técnicas é gerar ideias e opções, provocar o pensamento e revelar as possibilidades. Elas são o ponta pé inicial para a criação de uma ideia.
A abertura é sobre reunir as pessoas e colocar as cartas na mesa com informação e ideias fluindo. Essa é a grande explosão de ideias e oportunidades.

Técnicas de Exploração

Uma vez que as ideias foram definidas, é preciso explorar e experimentar. São criadas condições que permitem o surgimento de coisas inesperadas, surpreendentes e encantadoras. Essas técnicas na maioria dos casos são usadas no meio de uma atividade, antes de dedicar-se a uma ação, mas depois de a ter definida.
As técnicas de exploração permitem analisar o o que há de bom naquilo, combinar, interpretar e trabalhar essas ideias de forma diferente para descobrir algo novo e mágico.

Técnicas de Fechamento

Fechar significa chegar a conclusões. Nesse momento é preciso avaliar as ideias e ter uma visão crítica ou realística sobre aquilo. Será que é essa a solução apropriada?
Fonte: Choco La Design

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