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sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Estudo de Caso - O Branding do Peru


Em abril de 2011 foi apresentada a última identidade visual do Peru. Com um resultado lindíssimo e um processo super bem estruturado, vale a pena conhecer esse case.
A fim de atrair turismo, investimentos e exportações, o Peru percebeu que sua atual identidade visual não estava ajudando muito.
Tirando os óbvios motivos estéticos pelos quais o logo antigo não era bom, o conceito era muito limitante. Com a tag line “Pais de los Inkas” (país dos incas), a marca refletia um estereótipo que o país queria deixar para trás.
Foi então que a Future Brand argentina (a mesma que fez a identidade da Austrália) entrou em ação para reposicionar a marca. Durante dois anos, uma equipe multidisciplinar fez pesquisas no país e no mundo, buscando entender como as pessoas viam o Peru e quantos Perus diferentes existiam. A estratégia era mostrar que o país não era feito apenas de sítios arqueológicos e incas. Com essa revitalização, o Peru mudou a maneira como era visto no mundo, trazendo novas oportunidades em diversos campos.
Vamos ver o resultado final?
O “P” pode incomodar alguns, mas eu vejo uma simbologia linda nas curvas que ele apresenta: ao mesmo tempo, faz referência aos terrenos de alta altitude, como uma visão topográfica, enquanto lembra também a forma de uma impressão digital, única, e como os tecidos típicos da região, o desenho se completa apenas em uma linha.
Reparem que nenhum tipo de slogan foi usado, apenas o nome do país, reforçando ainda mais a quebra de estereótipos.
As aplicações também são ótimas, principalmente pela escolha das imagens que vão desde terras inóspitas e belas à cidades cosmopolitas e retratos da indústria.
Para esse projeto, também foi encomendada uma família tipográfica, feita pela TypeTogether. Essa família é uma adaptação da já existente Bree.
A nova identidade conseguiu perfeitamente capturar o espírito atual do Peru, mostrando-o como multi-facetado, multi-cultural e exuberante, sem substituir um cliché por outro. Aí que podemos perceber o quanto um trabalho bem estruturado, com processos definidos, pesquisas e diferentes profissionais trabalhando juntos, traz resultados fantásticos.
E para encerrar, vale a pena ver esse vídeo (em espanhol) explicando todo conceito da nova marca, através de imagens belíssimas:
Lindo!
Fonte: Choco La Design e http://www.peru.info/

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