Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A Nova Identidade Visual da Cidade de Amsterdam

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Nova Identidade Visual da Cidade de Amsterdam

Place Branding é resumidamente tudo aquilo relacionado ao branding de lugares e regiões que envolvam questões como Economia e Cidades Criativas, Marketing Territorial, Design, Arquitetura, Urbanismo, etc. Atualmente tem se tornado uma constante em grandes cidades e principalmente as turísticas.


Uma boa marca pode ajudar a trazer ótimos resultados econômicos, turísticos e até sociais a uma cidade ou país. Como já vimos em outros casos, tais projetos podem evocar algumas polêmicas.

Na semana passada, quando a nova identidade visual da cidade de Amsterdam foi lançada, entretanto, a polêmica que a acompanhou foi mais por motivos orçamentários do que de branding.

Isso porque o icônico logo da cidade sofreu apenas uma pequena alteração de diagramação, fruto de um projeto que custou 100.000 euros.



Tal caso nos dá a chance de refletir sobre como o design e o branding são vistos pela sociedade em geral.

As críticas ao projeto focaram-se apenas ao logo, à sua sutil mudança e ao valor pago pelos cofres públicos holandeses, ao invés de entender o porquê do projeto fazer-se necessário e tudo que estava incluído no pacote que veio junto com o logo.

O logo, como sabemos, não faz uma marca, ele é a ponta do iceberg.

No caso de Amsterdam, o foco do projeto foram novas aplicações de marca, ferramentas, sinalizações, grids e guidelines, além de uma padronização do que era feito anteriormente. Em termos de papelaria, por exemplo, a nova identidade garantirá um máximo de 25 modelos de envelopes, ao invés dos atuais 250. A cidade tinha 40 variações de logos, muitos relacionados a diferentes distritos da cidade.


Submarcas antigas que serão substituídas ou excluídas.

Submarcas antigas que serão substituídas ou excluídas.

As novas submarcas

Algumas das antigas aplicações seguindo a identidade visual anterior.

Novas aplicações.

Novas aplicações.

Elementos de sinalização.
Novas aplicações.

Sendo assim, o que a prefeitura de Amsterdam e os responsáveis pelo projeto (edenspiekerman e Thonik) defendem é que, a longo prazo, o projeto ajudará a cidade a economizar dinheiro.

Um novo modelo de envelope.

Os novos cartões de visitas.

Outro ponto interessante são as etapas sugeridas para o desenvolvimento da marca. Enquanto o lettering perde destaque, o foco fica totalmente direcionado às cruzes, que são os verdadeiros elementos icônicos da identidade visual.

Etapas de desenvolvimento do logo.

Etapas de desenvolvimento do logo.

E se você achou a quebra de linha desnecessária, observe como faz com que o logo seja mais compacto e permite mais variações de tamanho:


Pessoalmente eu gosto do projeto, e por mais que ache que criticar um projeto como esse por causa do budget seja um pouco injusto (já que não considera o pacote completo ou os custos a longo prazo), fico feliz em ver temas como este em voga na mídia internacional, e no caso de Amsterdam, local também. Talvez deveríamos aprender um pouco com eles, uma vez que aqui no Brasil às vezes aparecem alguns projetos de place branding que não apresentam nem metade da consistência deste de Amsterdam, e com seus valores exorbitantes, colaboraram para pequenos rombos nos cofres públicos, deixando o ambiente com um desagradável aroma de maracutaia.

Para ver a apresentação completa do projeto, clique aqui.


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