Confiram agora a entrevista na integra conduzida por Marco Torres:
1) PRIMEIRO GOSTARIA DE PERGUNTAR QUANDO COMEÇOU SEU INTERESSE POR DESIGN GRÁFICO, BRANDING, ILUSTRAÇÃO E STREET ART?

Agradeço a oportunidade. Sou um grande fã do Abduzeedo! Sempre fui um entusiasta dos temas relacionados a arte, design, ilustração e graffiti. Sou uma pessoa muito visual. Mesmo quando era pequeno lembro de gostar de observar arte, da gravitação das coisas, símbolos, cores e abstrações. Sabia que esse seria meu caminho.


2) QUAIS SUAS INFLUÊNCIAS? QUE ARTISTAS INSPIRAM VOCÊ?

Tudo é inspirador quando observado do ângulo certo. Gosto muito do jeito que as coisas funcionam. Natureza, geometria, música e viagens são uma constante fonte de inspiração. Também me interesso bastante pelo passado e pelos movimentos de ontem que evoluíram e tomaram forma. Sou um grande fã de muitos artistas e designers. Alguns que vem a minha cabeça são: Picasso, MC Escher, Dondi White, Doze Green, Jurne, Rime, Alex Trochut, Si Scott, Mario Hugo, Maya Hayuk, Sagmeister, e a lista vai longe. Nós vivemos em um tempo realmente excitante.





3) ADORO SEU ESTILO E VOCÊ CERTAMENTE É UMA DAS MINHAS MAIORES INFLUÊNCIAS. PARECE QUE VOCÊ É ALTAMENTE INFLUENCIADO POR STREET ART, MAS AO MESMO TEMPO DESENHA MUITA ARTE ABSTRATA. COMO E QUANDO VOCÊ DESENVOLVEU SEU ESTILO? COMO VOCÊ O DESCREVERIA? 

Meu primeiros anos de graffiti e murais se transformaram naturalmente nos meus esforços em design gráfico e ilustração. Pintar murais me ajudou a ficar mais confortável com trabalhos em maiores escalas e a usar cores vibrantes. Meu objetivo geralmente é criar trabalhos que celebrem o inesperado, que sejam abstrações únicas. Acho que meu trabalho agora é o resultado de explorações em várias disciplinas. Um projeto acaba levando a outro, uma descoberta leva a evolução e assim a coisa vai evoluindo.

4) HOJE EM DIA VOCÊ TRABALHA NO SEU ESTÚDIO COMO SEU PRÓPRIO CHEFE. VOCÊ É CONHECIDO NA COMUNIDADE DE DESIGN COMO UM DOS MELHORES ARTISTAS VISUAIS DO MERCADO POR TRABALHAR EM VÁRIOS MEIOS. SEI QUE VOCÊ TEM UM BOM BACKGROUND COM GRAFFITI, COMO ACABOU TRABALHANDO EM TODAS ESSAS ÁREAS QUE ATUA HOJE?

Tudo foi uma evolução natural. Trabalhei muito para refinar meu estilo. Fico grato por hoje conseguir trabalhar de maneiras diferentes, em meios diferentes, que possa viver disso. Nem parece um trabalho e é exatamente o que vou fazer depois de me aposentar.



5) COMO VOCÊ DESCREVERIA SEU WORKFLOW DIÁRIO?

Um dia é sempre diferente do outro. E adoro isso no meu workflow. Alguns dias trabalho longas horas em projetos de clientes, outros dias fico pintando no meu estúdio, enquanto em outros estou pintando murais. E sempre que possível gosto de fazer snowboarding ou ir a praia, andar de bicicleta e aproveitar o sol. Em um dia normal eu trabalho nos meus designs durante o dia e de noite pinto no meu laboratório. Um balanço legal.




6) QUAL MOMENTO VOCÊ CONSIDERA O MELHOR DE SUA CARREIRA ATÉ AGORA? QUAL O PIOR?

Tive bons momentos e quero ter ainda muitos mais. Um dos melhores foi quando larguei meu emprego em 2008 para usar toda minha energia no meu próprio estúdio. O inverno de 2009 foi difícil mas consegui me manter. Mas foram nos momentos mais difíceis da carreira que aprendi as maiores lições, então respeito tudo que aconteceu e sempre lembro de tudo para continuar evoluindo.



7) QUAL SUA ARTE FAVORITA E PORQUÊ?

Meus trabalhos favoritos são aqueles que tem o visual de como a música se parece. A arte e o design que são complicados de se entender como foram feitos. Os estilos com receita secreta dos inovadores.

8) VOCÊ TRABALHA COM DIFERENTES MEIOS, QUAL SEU FAVORITO?

Adoro o balanço e a liberdade de trabalhar com estilos, ferramentas e técnicas diferentes. Tenho um respeito maior por trabalhos feitos manualmente comparando com trabalhos digitais. E ultimamente ando bem empolgado com design 3D e esculturas.
9) DIGA CINCO ATRIBUTOS QUE ACHA QUE TODO ILUSTRADOR/ARTISTA DEVERIA TER.

Ter um estilo único e memorável é crucial. Ser bom com programas de computadores é sempre bom para um artista ou designer moderno. Ser alguém divertido para se trabalhar é a chave. Dedicação, honestidade e eficiência completam um profissional de sucesso. Versatilidade também é importante. Eu apoio a ideia de ter vários tipos de trabalhos, mas cada estilo precisa ser amplamente explorado, não apenas copiado. O objetivo é fazer um trabalho que não precise de uma assinatura para ser reconhecido.
10) CINCO SITES QUE VOCÊ RECOMENDA?
  • ROJO-Magazine.com
  • Boston.com/BigPicture
  • Graffuturism
  • ButDoesItFloat.com
  • FormatMag.com

11) MAIS UMA VEZ OBRIGADA PELA ENTREVISTA MATT. ALGO MAIS QUE GOSTARIA DE DIZER PARA ESTUDANTES E INICIANTES?

Acredite em você. Trabalhe muito. Jogue justo. Continue curioso. Tenha metas. Crie trabalhos originais. Se divirta!