A relação entre saúde e qualidade de vida está intimamente ligada, juntas elas representam um desafio diário na vida das pessoas. |
Devemos aproveitar a data para destacar a importância de promover-se o bem-estar das pessoas. Não só apenas como um bem particular de cada ser humano – mas, também – e, sobretudo do ponto de vista coletivo, onde todos possam gozar de uma melhor qualidade.
A promoção da saúde consiste em políticas, planos e programas públicos com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar do seu bem-estar. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida, distinguindo-se da atenção primária ou ações da medicina preventiva que identificam precocemente o dano e ou controlam a exposição do hospedeiro ao agente causal em um dado meio ambiente.
Acreditamos que o bem-estar é um direito individual e coletivo que se complementam e sua boa manutenção precisa ser incentivada, pois não há saúde com doenças, assim como não há combate às enfermidades sem promoção da qualidade do ambiente circundante.
Se cada pessoa se preocupar em desenvolver um padrão comportamental favorável à sua saúde e lutar para que as condições sociais e econômicas sejam favoráveis à qualidade de vida e à saúde de todos, certamente estará dando uma poderosa contribuição para que tenhamos uma população mais saudável, com vida mais longa e prazerosa.
Fonte de pesquisa: http://www.einstein.br e http://portalsaude.saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.