Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 06 de abril - Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

quarta-feira, 6 de abril de 2016

06 de abril - Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

A relação entre saúde e qualidade de vida está
intimamente ligada, juntas elas representam
um desafio diário na vida das pessoas.
Hoje se comemora o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. O termo qualidade de vida faz parte da ordem cotidiana e representa um desafio para muitas pessoas diariamente. Utilizado para se referir às condições da vida de um indivíduo, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.

Devemos aproveitar a data para destacar a importância de promover-se o bem-estar das pessoas. Não só apenas como um bem particular de cada ser humano – mas, também – e, sobretudo do ponto de vista coletivo, onde todos possam gozar de uma melhor qualidade.

A promoção da saúde consiste em políticas, planos e programas públicos com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar do seu bem-estar. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida, distinguindo-se da atenção primária ou ações da medicina preventiva que identificam precocemente o dano e ou controlam a exposição do hospedeiro ao agente causal em um dado meio ambiente.

Acreditamos que o bem-estar é um direito individual e coletivo que se complementam e sua boa manutenção precisa ser incentivada, pois não há saúde com doenças, assim como não há combate às enfermidades sem promoção da qualidade do ambiente circundante.

Se cada pessoa se preocupar em desenvolver um padrão comportamental favorável à sua saúde e lutar para que as condições sociais e econômicas sejam favoráveis à qualidade de vida e à saúde de todos, certamente estará dando uma poderosa contribuição para que tenhamos uma população mais saudável, com vida mais longa e prazerosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.