Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 22 de Abril - Dia da Comunidade Luso Brasileira

sexta-feira, 22 de abril de 2016

22 de Abril - Dia da Comunidade Luso Brasileira


Em 1967, passados 467 anos da chegada de Cabral ao Brasil, em ato público, Brasil e Portugal irmanaram sua identificação social, graças ao projeto do então senador Vasconcelos Torres que, transformado na Lei Nº 5.270, na gestão dos presidentes Artur da Costa e Silva e Américo Tomás, respectivamente do Brasil e de Portugal que, assinaram a Lei da AMIZADE, instituiu a data 22 de abril, Dia da Comunidade Luso Brasileira, selando um pacto de amizade, de reconhecimento e de fraternidade.

O Tratado da Amizade e Consulta oficializou os laços históricos, culturais e sentimentos comuns.

Portugal é a principal raiz das nossas origens desde 1500 até o momento em que nos tornamos independentes. 

Vários fatores identificam portugueses e brasileiros: idioma, etnia, usos e costumes, tradição, folclore, religião, arquitetura, afeto, diálogo, etc. 

Queiramos ou não somos “povos irmãos”, expressão usada pela primeira vez, no Tratado de paz, amizade e harmonia entre brasileiros e os portugueses, cujos vínculos devem conciliar e unir em perfeita aliança. 

A dupla cidadania tão procurada pelos luso descendentes mostra o desejo de maior relacionamento dos brasileiros com a pátria dos seus antepassados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.