No dia 14 de Abril é comemorado o Dia do Pan-americanismo, que celebra a ideologia de integrar os países do continente americano para fortalecimento da região no cenário mundial.
Origem do Pan-americanismo
Apesar de o conceito de pan-americanismo já ser discutido desde a época do descobrimento e colonização, a ideologia ganhou força na época da independência da região americana e teve duas correntes de pensamentos principais que guiaram as iniciativas: o bolivarianismo e o monroismo.
Apesar de não ter tido avanço a integração do continente americano (norte, central e América latina), existem outras iniciativas que também levam em conta o pan-americanismo e ressurge como opção para a região, principalmente na economia, através de acordos que foram criados e atualmente facilitam o comércio nas regiões como o NAFTA na América do Norte, que reúne EUA, México e Canadá e na América Latina, Mercado Comum do Sul (Mercosul), onde participam os países: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, e mais recentemente incluiu a Venezuela como parceiro, sendo que países como a Bolívia e Chile também estão se adaptando para integrar o bloco. Essas iniciativas visam melhorar a competição com o mercado econômico mundial.
Fonte: http://doc-expoe.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.