A sabedoria chinesa ensina:
“Em noite de tempestade, as árvores rígidas são as primeiras a quebrar. As flexíveis se curvam e deixam o vento passar…”
Muitos negócios e relacionamentos “morrem” por ausência de flexibilidade.
A palavra flexível nos remete a algo maleável, fácil de manejar. Ter a competência da flexibilidade significa estar aberto a novas ideias e apto a responder prontamente por mudanças. A flexibilidade, somada à iniciativa, promove inovação em métodos, processos, soluções e produtos.
Um profissional flexível, diante de um obstáculo, busca soluções inovadoras para atingir os resultados desejados. Transforma, incrementa ou cria processos de trabalho e procura vender suas ideias e propostas de mudança.
Uma pessoa flexível, além de abraçar novas ideias, busca aliados para o sucesso da implementação das mesmas. Um exemplo de profissional flexível seria aquele que após ter a oportunidade de se envolver em atividades de Treinamento e Desenvolvimento se propõe não só a colocar em prática novos aprendizados e conceitos, como ser um multiplicador, divulgando e promovendo as mudanças internamente.
Quando o profissional se dispõe a sair da zona de conforto e encontra oportunidade de emitir opiniões e sugestões sobre os processos de trabalho, passa a ser capaz de se questionar, criticar processos e rever paradigmas. Com iniciativa e flexibilidade impulsiona-se a inovação.
Felicidade, prosperidade e sucesso não combinam com rigidez. Quanto mais rígida é uma pessoa, maior será seu sofrimento. Flexibilidade é uma característica de pessoas bem resolvidas. É uma das melhores estratégias de sobrevivência na vida e nos negócios. Ser flexível é um poderoso diferencial na busca pelos seus objetivos.
O chamado “jogo de cintura” é um exercício de flexibilidade e diplomacia; com ele podemos resolver as situações difíceis e complexas. Ser flexível não significa perder sua autenticidade, cedendo a tudo e a todos. É entender, negociar e adaptar-se às circunstâncias.
Flexibilidade é a capacidade de adaptar-se positivamente à mudança, ajustando suas atitudes de acordo com as mais diferentes e conflitantes situações do cotidiano. Adotando essa postura você só tem a ganhar.
Fonte: Por Sileide Lima para o Global Empregos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.