Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Atitudes de Sucesso no seu Trabalho

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Atitudes de Sucesso no seu Trabalho


A revista Exame publicou este artigo e resolveu compartilhá-lo na internet, já que o texto é muito válido para aqueles que desejam melhorar seu desempenho tanto na vida pessoal quanto profissional.

COMUNICAÇÃO

Trata-se de uma habilidade muita exigida, principalmente em empresas para que seja possível um entendimento claro dos seus objetivos e motivações. Sem a comunicação certa, o feedback também torna-se prejudicado.

Até mesmo para os tímidos isso não é uma barreira, desde que aprendam a ouvir os outros de fato. A partir do momento que o indivíduo entende o outro, os preconceitos são reduzidos e a visão é ampliada, dando caminhos parta o pensamento criativo e a inovação.

SIGNIFICADO

Os profissionais que possuem uma motivação pessoal no trabalho são cinco vezes mais satisfeitos do que os que vão ao escritório apenas pelo salário. Ou seja, quando há alguma importância pessoal, o profissional tende a transmitir entusiasmo no ambiente em que se encontra.

Quem trabalha apenas por necessidade acaba acomodando-se e deixa de inovar e potencializar sua produtividade. Portanto, encontre um ponto motivador, percebendo o que realmente te deixa com vontade de levantar todos os dias.

PODER DE ANÁLISE ( http://www.cincominutos.com.br/)

Uma pesquisa do Economist Intelligence Unit mostrou que 81% dos CEOs da América Latina entendem que a habilidade que será mais requerida nos próximos 5 anos é o pensamento crítico, pois sem ele não há capacidade de análise. As organizações exigem que seus profissionais tenham uma boa capacidade de leitura em ambientes diferentes. Eles devem expandir seu olhar, sabendo o que acontece dentro e fora de sua empresa.

Para isso, adote o hábito da leitura de diversos tipos: artes, notícias, filosofia, psicanálise. Assim, você estará desenvolvendo e estimulando um pensamento de maior complexidade.


DIDÁTICA
Um bom gestor não deve ter medo de compartilhar seus conhecimentos. Além disso, líderes que estimulam a autonomia são seguidos com maior facilidade; é necessário ter a cultura de comunicar-se com sua equipe, conhecendo-os e entendendo-os melhor.


CONEXÃO

Em um mundo dinâmico e globalizado, surge a necessidade de criar e manter conexões entre vários grupos diferentes. A habilidade de conviver com diversas pessoas de diferentes círculos é a base para um bom desenvolvimento social. Tomar um café ou almoçar com um parceiro estimula essa habilidade.

Sair da zona de conforto é outro diferencial que contribuirá para o aumento da sua capacidade de aprendizagem e o traquejo social. Faça trabalhos voluntários, frequente atividades culturais, conheça pessoas que não tem a ver com a sua área, tenha uma atuação ativa nas redes sociais. Tudo isso contribuirá para o desenvolvimento dessas novas conexões.

OTIMISMO

Tomar atitudes positivas em tempos de crise rende bons frutos. Possibilitam a criação de alternativas inovadoras para resolução de problemas, já que o medo junto com o pessimismo faz com que o cérebro crie apenas raciocínio de sobrevivência e impossibilita a pessoa enxergar as reais alternativas para contornar as situações adversas.

Ainda, os otimistas sentem-se mais bem preparados para enfrentar riscos e liderar mudanças. Entretanto, o otimismo é vantajoso desde que seja responsável e isento de ingenuidade, mantendo sempre os pés no chão para pensar em saídas racionais e tangíveis.

ALTA ENERGIA

A disposição é algo difícil de ser mensurado. Contudo, manter um bom astral e trabalhar com vivacidade é algo cobrado pelas empresas. De acordo com a pesquisa feita pela Hodge-Cronin Associates, 98% dos CEOs entrevistados dariam preferência para contratar ou promover um profissional com alta energia ao invés de um com baixa energia.

A energia dá entusiasmo para cumprir metas e contamina positivamente o ambiente, mas requer habilidade, tempo, autoconhecimento e mudança de atitude para que ela consiga ser desenvolvida. Para isso, descubra o que te move!

ENGAJAMENTO

O otimismo e a sensação de que o trabalho tem um significado pessoal contribuem para o poder de engajar. Não é fácil motivar uma equipe para cumprir um objetivo, mas quem tem esse poder faz com que toda a equipe se sinta mais propensa a encarar desafios e comprar ideias arriscadas.


As formas de engajamento variam, mas o segredo principal é ser natural e não forçado. A equipe apenas segue o líder se realmente acreditam no que ele faz. Uma boa alternativa para isso é reunir a equipe e propor que todos pensem no pior cenário possível da organização de forma detalhada e então estimular para que cada um elabore planos para resolver o problema. Isso faz com que todos se sintam uma parte importante para o processo de crescimento da organização.

E você, já utiliza alguma dessas habilidades? Quais seus pontos fortes e fracos? Já passou por alguma experiência por ter ou não essas atitudes? Compartilhe conosco sua história!

Fonte: Innovia

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