Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Policromia – O que acontece durante a impressão?

domingo, 29 de setembro de 2013

Policromia – O que acontece durante a impressão?

Policromia – entendendo como funciona

Já abordamos outras vezes o termo policromia e o seu uso na gráfica. Hoje veremos como ela funciona. Explicaremos passo a passo o que acontece com o papel a cada passagem de folha. Acompanhe a seqüência de imagens.

POLICROMIA (CMYK) PASSO A PASSO:

Veja a imagem ao lado. Ela é uma arte final desenvolvida num programa gráfico.
Considere ela como a representação de uma página colorida qualquer pronta para impressão.
Esta arte será mandada para um bureau (interno ou externo) para a confecção dos fotolitos ou chapas para impressão. Este é o primeiro passo para a impressão. Descreveremos agora cada chapa na máquina offset na hora da impressão:

PRIMEIRA CHAPA: CIANO

Ao iniciar a impressão nosso papel é totalmente branco. Nos programas gráficos temos a possibilidade de separar as 4 cores básicas (CMYK).

CHAPA 1 - CIANO
CHAPA 1 – CIANO
A primeira chapa, representada em preto, mostra no desenho tudo que temos na cor ciano para ser impresso.

No centro, vemos um papel branco impresso na cor ciano.

A direita temos o papel da impressão final. Como só imprimimos o ciano, ele aparece também somente na cor ciano.

SEGUNDA CHAPA: MAGENTA

CHAPA 2 - MAGENTA
CHAPA 2 – MAGENTA
Nosso papel já está todo com cores ciano. A segunda cor a ser aplicada é o magenta. Ao aplicá-la já teremos alguma visão da página. Acompanhe as três imagens e veja como ficou nossa impressão.

O máximo que conseguimos ver é alguns trechos de texto coloridos e uma figura com pouco definição do que se trata.

TERCEIRA CHAPA – AMARELO

CHAPA 3 - AMARELO
CHAPA 3 – AMARELO
Ao imprimir a chapa amarela, percebe-se que as fotos já podem ser vistas integralmente, porém meio sem contraste, pois o mesmo só será dados com a entrada da tinta preta. Como o texto é preto, só vai aparecer na ultima chapa.
Acompanhe a figura:

QUARTA CHAPA – PRETO

Quando a impressão preta acontece, toda a imagem fica definida. Surgem os textos. As fotos passam a ter todo o brilho e contraste originais. Acompanhe a figura:
CHAPA 4 - PRETO
CHAPA 4 – PRETO

Existem algumas cores que podem aparecer vistosas no monitor e aparecem pálidas na impressão. Isto ocorre devido as limitações dos corates das tintas, que faz com que o campo das cores impressas (CMYK) seja menor que o campo das cores do monitor (RGB).

VANTAGEM DA POLICROMIA

Imagine que tivéssemos que imprimir cada cor que aparece. O número de chapas necessárias seria enorme. Com a policromia podemos fazer impressões aceitáveis com apenas 4 cores.
Nos trabalhos mais elaborados podemos usar 6 cores, acrescentando laranja e verde, atingindo um espectro de cor ainda maior, quase idêntico ao RGB.

Mas, sinceramente, o custo destas 2 cores adicionais não trazem tanto benefício assim. Só são usados em raras obras onde se fazem realmente necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.