Excesso de trabalho e falta de tempo são justificativas frequentes de
quem descuida da saúde. Mas você não precisa estar de férias ou de
folga para se cuidar. É possível adotar atitudes saudáveis durante o
expediente para evitar os efeitos nocivos da jornada de trabalho.
Confira estas dicas de especialistas em Medicina do Trabalho para tornar sua rotina no escritório menos insalubre.
Local de trabalho
O fundamental é analisar como é o seu posto de trabalho. Observe
também como você senta na cadeira. Sentar e apoiar os braços
incorretamente são algumas ações que contribuem para as tensões nas
costas e nos ombros.
Acomode-se de maneira que seus pés toquem o chão. Dependendo da
altura, coloque um apoio. Trabalha com computador? “Preste atenção nos
punhos, eles tem de estar retos”, ensina Antônio Zampolo, coordenador
médico da Deloitte.
Para Eduardo Costa Sá, médico do trabalho do Departamento de Medicina
Legal e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo, o ruído no ambiente de trabalho também interfere na saúde do
profissional. “Observe o volume do telefone, que fica ao seu lado se não
está alto demais, ou se você senta ao lado de alguma máquina que possa
produzir barulho que vai interferir no seu trabalho”, explica.
Quando a iluminação está incorreta esta pode induzir ao desconforto, à
fadiga visual. Segundo o especialista, a fadiga visual é proporcional à
dificuldade para a leitura e ao tempo de exposição à leitura sem os
óculos corretos. Os sintomas mais frequentes são: vermelhidão nos olhos,
sensação de “queimação”, lacrimejamento e sensação de peso nos olhos.
Para ela ser evitada, diminua o brilho da tela do computador e regule
o contraste. “O brilho da tela do computador conduz a uma grande
alteração na dinâmica da lágrima: o índice do piscar espontâneo reduz
até três vezes menos durante o uso do computador, se comparado quando
estamos fazendo uma leitura no papel, em razão da alta demanda visual e
da grande concentração mental”, explica Sá. Ou seja, tente piscar mais.
Pausas
Por mais ocupado que você esteja, discipline-se para interromper seu
trabalho de vez em quando, nem que seja por cinco minutos. “Levante, dê
uma volta. Ajuda a ficar mais energizado”, diz Zampolo. Por que a pausa é
importante? Os médicos explicam que ao fazer pausas regulares e
aleatórias, a postura muda.
Após reuniões longas, levante da cadeira e dê uma espreguiçada. Essa
pequena atitude traz uma sensação de bem-estar para o corpo. “Mexa
também um pouco a cabeça para os lados de vez em quando. O desconforto
pode interferir inconscientemente na concentração.
Quando você se sente melhor, você se concentra mais e até render
mais”, explica Patrick Makhlouf, gerente médico da Natura, especialista
em medicina do trabalho.
Hidratação
Em ambientes fechados, com ar refrigerado ou condicionado, a
tendência é que o ar seja mais seco. “Se você usa muita a voz ou durante
o inverno, tomar água é essencial”, afirma Zampolo.
Entretanto, a hidratação tem que ser constante, mesmo para as pessoas
que não utilizem muito a voz. “Ingerir água faz bem para o organismo”,
diz Makhlouf.
Ele ainda acrescenta que para quem usa lentes de contato é
recomendável pingar soro fisiológico para hidratar a lente e o olho de
vez em quando.
Lanchinho
Para uma alimentação saudável, os especialistas instruem que o
profissional não fique longos períodos em jejum. Ou seja, entre as
refeições principais, café da manhã, almoço e jantar é indicado comer
alguma coisa.
Para eles, o lanche pode ser uma fruta ou uma barra de cereal. Melhor
evitar café e alimentos pesados. Para os viciados em café, o ideal é
deixar o cafezinho somente no começo da jornada.
Outra atitude comum é se alimentar na mesa de trabalho, o que é
errado. “Você divide as suas atenções em se alimentar e em trabalhar.
Aproveite a pausa e se alimente na copa ou em outro lugar, que não no
seu ambiente de trabalho”, instrui Sá.
Fonte: Exame Abril
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