Hoje trazemos a vocês 14 diferentes formas de mostrar sua empresa para o seu público alvo e conquistar mais clientes sem depender da Internet.
Diferenças entre o Marketing Online e o Offline
Com o surgimento da Internet as empresas
passaram a utilizar essa ferramenta como forma adicional de divulgação
de suas marcas. Porém, hoje em dia, muitas empresas gastam mais recursos
em ações online do que offline.
Sim,
sua empresa deve ter um site, um blog, contas em redes sociais,
utilizar mídia online paga (Google Adwords), mas sem se esquecer de
chamar a atenção dos consumidores fora da grande rede. Neste artigo você irá aprender como
conquistar mais seu público alvo fora do meio digital sem gastar muito
dinheiro. Somando essas ações offline com as ações online de marketing,
sua empresa estará sempre presente na mente de seus clientes.
Em cidades como Rio de Janeiro e São
Paulo, por exemplo, uma pessoa recebe, diariamente, cerca de 3000 apelos
ao consumo. Esses apelos podem ser nos meios físico ou virtual. No
entanto, apenas uma média de 200 desses apelos serão lembrados. Todo o
restante é desperdiçado.
Sendo assim, você precisa investir nas
formas tradicionais de propaganda, sejam elas online ou offline, mas
sempre sendo criativo e buscando novas formas de chamar a atenção do seu
cliente.
Formas Comuns de Marketing Offline
Abaixo estão listadas as formas de
marketing offline que vem primeiro à mente de qualquer empreendedor. Não
subestime a eficácia dessas ações. Aperfeiçoe e inove em cada uma
delas.
1 – Jornais e Revistas
Divulgar em jornais e revistas ainda é
uma boa alternativa. Você deve saber selecionar aquelas publicações que
oferecem o melhor custo benefício na sua região, além de serem voltadas
para o seu público alvo. Por menos de R$ 100,00 é possível colocar um
anúncio na sessão de classificados de um jornal de grande circulação.
As revistas podem ser um pouco mais
caras, mas, dependendo do nicho de mercado que você queira alcançar,
podem ser uma boa alternativa. Por exemplo, se sua empresa vende
produtos ou serviços para o setor automotivo, publicar um anúncio em uma
revista sobre carros é uma excelente oportunidade de estar presente
onde seu cliente está. Não se esqueça de buscar apoio profissional no
momento da elaboração da peça de divulgação.
2 – Rádio
Da mesma forma que os jornais e
revistas, a divulgação em rádios é bem comum e tradicional, mas muito
eficaz. Busque por rádios comunitárias e pequenas na sua região para
que possa obter o melhor custo x benefício.
Uma
dica interessante para divulgar em rádios pequenas é, ao invés de pagar
pela propaganda comum em forma de vinheta, patrocinar um dos programas
da rádio. Escolha aquele que mais se aproxima do seu público consumidor.
Patrocinar um programa em rádios pequenas será uma alternativa com
ótimo retorno e baixo investimento.
3 – Cartão de Visitas e outros impressos
Parece incrível, mas muitos
empreendedores não possuem um simples cartão de visitas. Apesar de ser
uma das formas mais antigas e tradicionais de divulgação muitas empresas
não dão o devido valor a esse item.
Além
do cartão de visitas, invista na identidade visual de sua empresa.
Envelopes personalizados, papel timbrado e etiquetas são apenas alguns
exemplos. Seu cliente valorizará muito mais uma proposta impressa no
papel timbrado da sua empresa e enviada dentro de um envelope
personalizado.
Dependendo da sua área de atuação será
interessante também investir em catálogos impressos para seus produtos.
Dê atenção principal ao design. Procure um bom profissional de design
gráfico para que possa fazer uma arte bem elaborada e que chame a
atenção.
Uma dica interessante para elaboração do
seu material impresso é utilizar papel reciclado. Empresas que
demonstram consciência ecológica estão ganhando destaque no cenário
atual.
4 – Brindes
Quem nunca recebeu um calendário e uma
caneta de um fornecedor no final de ano atire a primeira pedra. Apesar
de parecer algo muito comum, você deve utilizar os brindes para
surpreender seu cliente. Fuja do tradicional calendário com caneta e
busque, junto aos fornecedores de brindes, as últimas inovações do
mercado.
Pense
em algo que será realmente útil para seu cliente e que tenha a ver com a
atividade da sua empresa. Não adiante dar um pendrive de brinde se sua
empresa é um restaurante.
Nem sempre os brindes mais caros são os
mais eficazes. A palavra chave para agradar seus clientes com brindes é:
novidade. Dê algo útil e inusitado e captará a atenção das pessoas.
5 – Carros de Som
Se o seu negócio envolve uma loja
física, uma boa opção de propaganda é utilizar carros de som. O custo
por hora é baixo e tem a questão da mobilidade que deve ser levada em
consideração. O carro de som irá percorrer vários bairros de sua cidade e
isso aumenta o impacto dessa ação de marketing.
Caso
você tenha dinheiro em caixa poderá contratar um trio elétrico por um
dia, por exemplo no dia da inauguração da loja, para chamar a atenção de
todos que passam, convidando-os a entrar.
Seja com carro de som ou trio elétrico,
fique atento se na sua cidade existe alguma restrição a esse tipo de
ação promocional e oriente o condutor para evitar fazer sua rota em
locais próximos a hospitais e escolas.
6 – Outdoor
Os outdoors, apesar de terem um custo
elevado, podem ser uma boa alternativa se a localização que você
escolher para instalar sua propaganda for em um área de passagem dos
clientes que você queira alcançar.
Evite
cair na tentação de colocar muita informação em um outdoor. Isso pode
fazer com que o efeito seja o contrário. Ao invés de chamar a atenção
ele poderá ser ignorado pelo simples fato de ter muito texto com fonte
pequena demais para ser visto com clareza.
Outdoors com poucas cores tendem a ser
mais baratos do que os que utilizam fotografias. Aproveite e veja com a
empresa de publicidade os descontos que serão oferecidos para a
contratação em quantidade.
7 – Panfletagem
Uma forma de marketing muito comum nos
centros das grandes cidades é a panfletagem. Por ser de baixo custo,
muitas empresas, principalmente de crédito consignado e compra e venda
de metais preciosos (ouro, prata, etc), optam por esse tipo de
divulgação.
Mas
tenha cuidado, apesar de ter um baixo custo a eficácia não é muito
alta. A grande maioria das pessoas está condicionada a não pegar os
panfletos e, quando pegam de forma impulsiva, logo amassam e jogam no
chão.
Então avalie bem se valerá a pena
utilizar a panfletagem para divulgar seus produtos e serviços e tente
inovar para chamar a atenção e não ser apenas mais um papel no chão.
Formas Menos Comuns de Marketing Offline
As idéias abaixo são simples, porém
pouco exploradas pelas empresas. Use essas idéias como ponto de partida e
deixe sua criatividade lhe mostrar outras formas de marketing offline.
8 – Feiras e Eventos
Participar de feiras e eventos que
tenham a ver com o setor de atuação da sua empresa é uma excelente forma
de marketing offline.
Caso
você tenha dinheiro suficiente para montar um stand na feira,
excelente. Mas não pense que essa é a única maneira de conseguir bons
negócios nesses eventos.
Você pode participar como visitante e
levar seu material de divulgação (cartão de visitas, brindes, catálogos
de produtos, etc) para deixar com possíveis parceiros, fornecedores e
clientes.
A chave para ter sucesso em feiras e
eventos é aprimorar sua rede de relacionamentos. Vá disposto a fazer
novos contatos e, principalmente, mantenha esses contatos após a feira.
9 – Busdoor
Parecido com o outdoor o busdoor nada
mais é do que uma propaganda impressa que fica atrás dos ônibus. É menos
conhecido que o outdoor e sua vantagem é que não é estático. Ao invés
de ficar imóvel em um determinado ponto da cidade o busdoor está em
constante movimento, tendo impacto sobre maior número de consumidores em
potencial.
Também
existem modalidades de propaganda que são exibidas em outros meios de
transporte como metrô, trens, barcas, etc. A grande vantagem é o fluxo
de pessoas nesses veículos todos os dias. Mas tenha certeza de utilizar
essa ferramenta apenas se seu público alvo tiver o perfil dos usuários
de tal transporte público.
10 – Mala Direta
Embora bastante conhecida, muitas
empresas não aproveitam todo o potencial da mala direta limitando-se a
enviar apenas o catálogo de seus produtos.
Todos nós recebemos, com certa
freqüência, conteúdo promocional através dos Correios e estamos
acostumados a descartar rapidamente o que julgamos desinteressante.
Para
ter sucesso com mala direta você precisa atrelar essa forma de
divulgação com uma forma de captação dos contatos. Não basta
simplesmente escolher endereços aleatórios e enviar seu material na
esperança que gerarão alguma receita para sua empresa.
Você deve enviar mala direta para os
consumidores realmente interessados em receber notícias sobre seus
produtos e serviços. E você pode captar esses contatos através das suas
interações do dia a dia, nas feiras e eventos que participar, através do
site da sua empresa ou através da compra de lista de endereços
segmentados junto a empresas que trabalham com consultoria em mala
direta.
Sempre conte com o apoio de uma empresa
especializada para implementar sua campanha de mala direta, pois isso
fará com que você atinja o melhor custo x benefício possível para
alcançar seu cliente gerando receita para sua empresa.
11 – Marketing Boca a Boca
Essa é sem dúvida e forma mais eficaz e
barata de divulgar a sua empresa. Um cliente satisfeito trará outro
cliente. Mas tome cuidado, pois um cliente insatisfeito espantará outros
10. Fique atento ao que seus clientes estão falando sobre sua empresa.
Sempre
que efetuar uma venda entre em contato com o cliente para saber o que
achou do produto ou serviço. Você terá muito a ganhar se fizer esse
contato. Por exemplo:
- Seus concorrentes provavelmente não costumam entrar em contato com os clientes para receberem um feedback;
- Você poderá efetuar uma segunda venda através desse contato;
- Se o cliente estiver satisfeito você poderá pedir que ele o indique para outras pessoas;
- Se o cliente estiver insatisfeito você saberá em quais pontos deve melhorar e terá a chance de compensar seu cliente transformando-o de um cliente em insatisfeito em um satisfeito;
12 – Mini Cards
Como novidade no mercado de cartões de
visitas destaco os “Mini Cards”, que nada mais são do que CDs e DVDs
pequenos em formato de cartão de visitas. Além de usá-los como cartões
normais você pode gravar um vídeo promocional e colocar dentro do Mini
CD.
É
uma alternativa barata e de grande impacto que fará você se destacar da
concorrência. Geralmente um Mini Card impresso e com conteúdo digital
gravado custa cerca de R$ 3,00 por unidade, com mínimo de compra de 100
peças.
13 – Propaganda por Telefone
Sabemos que a maioria das pessoas não
gosta de receber mensagens de telemarketing ativo, mas isso não deve
impedir sua empresa de utilizar esse mecanismo. Os principais motivos
que fazem com que as ofertas de telemarketing sejam recusadas são:
- Operador liga para muitos clientes por dia utilizando um script padrão e acaba falando de forma automática, parecendo uma máquina;
- As ofertas não são destinadas à pessoa que atende à ligação;
- Muitas das ofertas possuem preços promocionais, mas escondem armadilhas que fazem os consumidores se sentirem enganados depois de algum tempo que estão utilizando o produto ou serviço;
- As ofertas são, na maioria dos casos, genéricas e não possuem nenhum tipo de personalização às necessidades reais do cliente;
Sendo
assim, você pode utilizar a divulgação por telefone de forma diferente
do que geralmente é feito pela concorrência. Veja algumas dicas:
- Não use a ligação para vender, use para entrar em contato com o cliente;
- Peça permissão para enviar seu material pelos Correios;
- Selecione bem os contatos e faça poucas ligações por dia;
- Não coloque terceiros para efetuarem as ligações. Ninguém melhor do que você (dono da empresa) para conhecer todas as possibilidades de personalização dos seus próprios produtos e serviços;
- Peça que o cliente indique conhecidos que, provavelmente, se interessarão por sua oferta e ofereça um desconto expressivo caso ele indique sua empresa;
Se você fizer apenas 20 ligações por
dia, gastando em média 3 minutos em cada uma delas terá gasto apenas uma
hora do seu tempo e, ao final do mês, terá prospectado entre 400 e 440
possíveis clientes.
Acredito que você esteja pensando que
tantas ligações custariam muito dinheiro. E aqui está a última dica
desse item. Utilize tecnologia Voip. Para aqueles que não conhecem,
trata-se de um sistema que permite realizar chamadas telefônicas
utilizando sua conexão com a Internet sem perder a qualidade e com
custos até 90% menores do que o sistema telefônico convencional.
Utilizando nosso exemplo acima de
contato com 440 clientes, você gastaria menos de R$ 70,00 por mês para
os mais de 1300 minutos de ligação. Realmente uma economia considerável.
14 – Ações Socioambientais
As empresas possuem um papel fundamental
perante a sociedade e, principalmente, com a comunidade e a o meio
ambiente em que estão inseridas.
Utilizar
ações socioambientais é uma forma muito eficiente de divulgação do seu
negócio. Vá além de simplesmente usar papel reciclado. Utilize a
criatividade e proporciono benefícios reais à sua comunidade. Veja
alguns exemplos:
- Se seu negócio é um escritório de advocacia separe um ou dois dias no mês para fazer atendimentos gratuitos ao público;
- Se tem um escritório contábil ou uma empresa de consultoria separe um pouco do seu tempo para ajudar pequenas empresas que estão iniciando suas atividades e não têm condições de pagar por uma consultoria;
- Se sua empresa for um mercado, ajude orfanatos e asilos fornecendo cestas básicas todos os meses;
- Se seu público alvo são estudantes, promova ações junto às escolas em datas como o dia da árvore ou o dia do meio ambiente;
Enfim, o segredo é ter criatividade e
sensibilidade para perceber qual a melhor alternativa para sua empresa.
Lembre-se de promover as ações socioambientais da sua empresa
primeiramente com o intuito de ajudar o próximo e a natureza, e o
reconhecimento virá com o tempo através da forma como seu consumidor
passará a respeitar sua empresa.
Fonte: Casa da Consultoria
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