É possível alguém aprender a pensar? Ninguém nasce sabendo pensar. O pensar é uma aprendizagem que o ser humano carrega para a vida toda. É uma realidade absolutamente nova em relação a tudo que existe no mundo. Nos primórdios o ser humano tinha a rudeza que apenas o separava do animal bruto. O ser humano trilhou uma longa caminhada.
Vamos pensar o pensar?
Todo ser humano pensa. Mas nem sempre o faz de maneira reflexa. O pensar espontâneo fixa-se no objeto pensado. Termina praticamente aí seu processo de conhecimento. Interessa-nos aqui “aprender a pensar”. Isso significa passar de um nível espontâneo, primeiro e imediato a um nível reflexo, segundo, mediado.
2. Provocador do processo.
Como aprender a entrar nesse processo e não permanecer unicamente no
simples pensamento direto, imediato, espontâneo? O segredo está em saber
levantar perguntas, aprender a aprender. O segredo do pensar: alguém
prenderá a pensar à medida que souber fazer-se perguntas sobre seu
pensamento. A capacidade de avançar na reflexão depende de ir se fazendo
perguntas, respondendo-as e, em seguida, levantando novas perguntas a
estas respostas até esgotar toda a facúndia interrogativa.
3. Experiência na base da pergunta.
Há, porém, perguntas fundamentais. A elas nos referimos. Estão em
jogo a vida, o ser, os valores transcendentes. Percebemos como é
importante não viver totalmente envolvidos num círculo fechado de afins
culturais, religiosos, humanos,que nos trancam na identidade repetitiva
de nós mesmos e não permitem que nos venham a emergir perguntas
fundamentais. Trata-se da experiência do diferente, da alteridade, da
ruptura da “mesmidade”.
O pensar supõe um tríplice movimento a que correspondem três perguntas:
II. O que me diz a realidade? Proximidade: momento subjetivo.
Quando perguntamos a nós mesmos pela realidade, pelo texto lido, a
resposta será o que assimilamos, aprendemos. Aqui mora nossa
originalidade.
III. O que a realidade me faz dizer? Comunicação: momento intersubjetivo.
Não aprendemos só para nós. Existe para fazer a comunidade crescer.
Cumpre uma função social e moral. Pensar termina num serviço qualificado
à comunidade.
PENSAR AS PARTES NO TODO E O TODO NAS PARTES
Aprender a pensar encontra-se numa encruzilhada: a
superespecialização, que fragmenta os conhecimentos de tal forma que se
perde a noção do conjunto. Saber pensar é precisamente situar os
problemas, as realidades em seus contextos. Um pensar multidimensional,
que se opõe ao fragmentar, ao compartimentar e ao pulverizar os saberes.
A cultura do estudo e da leitura.
Cultura do estudo significa hábitos comuns, comportamentos normais,
referências consensuais de que estudar, ler, não é loucura, mas deveria
ser o normal de alguém que vive no mundo de hoje. Ler e estudar fora de
aula e por gosto deveria ser um hábito cultivado desde os jovens anos de
vida.
DINÂMICA: Exercício de distinção.
I. O ser humano é racional e irracional.
II. O ser humano é bom e é mal.
III. Lutero diz que “somos ao mesmo tempo justos e pecadores”.
IV. O Brasil é um país rico e pobre.
Aprender a pensar: um breve ensaio filosófico - Síntese do cap. 2 de INTRODUÇÃO À VIDA INTELECTUAL – JOÃO BATISTA LIBANIO, Loyola.
Por: João Everton da Cruz do Brasil escola
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