Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Reforçando o Endomarketing na sua empresa

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Reforçando o Endomarketing na sua empresa

Reforçando, "Endomarketing" é o marketing direcionado aos colaboradores e tem como objetivo as valorizações individual e de equipe na força de trabalho.As ações tomadas devem fazer com que os colaboradores comprem a razão de ser da empresa, percebam-se indispensáveis na realização do trabalho e sintam-se orgulhosos de sua atuação, compondo assim um clima de parceria e confiança.

Seguem aqui 6 dicas para o Endomarketing na sua empresa:

1 - Incentive os seus funcionários a darem opiniões sobre projetos ou assuntos em que estejam envolvidos. Reuniões periódicas com a equipe ou enquetes são boas alternativas para efetivar essa ação e estimular a participação de todos. Seja democrático, apresente os resultados e a explicação de como ocorrerá a execução do que foi decidido.

2 - Difundir a cultura organizacional é muito importante. Integre a equipe com a missão e visão da empresa, mas muita atenção neste ponto: não basta simplesmente escrever um lindo memorando com frases feitas e entregar para cada colaborador. O compartilhamento das informações que envolvem a cultura, a ética, os valores, as regras da organização tem que acontecer diariamente, através de comunicação interna, de um posicionamento firme diante dos entraves do dia a dia e, acima de tudo, do exemplo dos líderes que são vistos e analisados como referência dessa cultura.

3 - Elabore um plano de carreira para seus funcionários. Isso incentivará o desenvolvimento profissional e posicionará o colaborador na estrutura da empresa.Busque conhecer as expectativas do funcionário em relação ao seu cargo, para equipará-las à realidade da organização. Valorize e divulgue o reconhecimento pelo esforço individual e da equipe na execução dos trabalhos da empresa.

4 - Ainda sobre o plano de carreira faça a descrição de cargos e salários. Liste os cargos, estabeleça os pré-requisitos para o exercício dos mesmos, bem como suas atribuições. Procure um equilíbrio entre os salários e os cargos existentes. Faça uma pesquisa salarial, avalie e equipare o que é oferecido pela sua empresa com a média de valor pago pelo mercado dentro do seu segmento e porte.

5 - Relaxar e integrar. Que tal uma integração fora da empresa? Planeje uma ação de lazer com os funcionários, cuja principal preocupação seja o divertimento apenas. Esta ação tem como objetivo fazer com que os colaboradores de diferentes departamentos interajam e se aproximem. A união propiciará um clima organizacional leve e agradável para encarar as adversidades do dia-a-dia.

6 - Atenção! O "vestir a camisa da empresa" pelo funcionário é algo a ser conquistado. Nunca imposto. É para isso que serve o Endomarketing.

Por Alessandra Macedo e publicado em Contas em Revista e Nosso Informativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.