Todos almejam uma carreira profissional estável, sucesso pessoal e
familiar, e uma boa qualidade de vida, acima de tudo. Para isso, é
preciso planejamento. Um bom profissional tem sempre os seus objetivos bem definidos, tanto em relação ao trabalho como na vida. OBJETIVOS definidos são a base do sucesso. É para traçar esses objetivos e colocá-los no papel que serve o Plano de Carreira.
O Plano de Carreira tem como principal meta colocar a pessoa no
caminho certo para o sucesso profissional e pessoal, programando, assim,
o crescimento nas duas áreas de maneira eficaz. Ele possibilita que
você programe o tempo que necessita para alcançar os objetivos e avalie se os seus conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos previstos.
O método é eficaz tanto para o profissional quanto para a empresa. Para o profissional, o plano ajuda a ter controle sobre sua própria vida evitando que perca tempo, conhecimentos, dinheiro, energias com o que não vai trazer os resultados esperados. Para a empresa, diminui riscos, rotatividade, funcionários desmotivados, aumenta a produtividade, qualidades dos serviços, ganhos financeiros, entre outras coisas.
Ah, ok! Mas como a empresa vai saber sobre o meu plano carreira?! É
recomendável que a empresa tenha uma estrutura no setor de RH para isto.
O plano de carreira deve ser informado pelo funcionário na instituição.
Com isso, o setor responsável pode motivar o funcionário, acompanhá-lo e
orientá-lo caso precise. Se o funcionário não recebe o devido apoio,
ela pode perder o colaborador para o concorrente.
Quando elaborar um plano de carreira?
Já entendemos o que significa e para que serve o plano de carreira,
agora vamos entender em quais circunstâncias ele pode/deve ser feito. Vale ressaltar que cada circunstância, o plano de carreira tem suas variáveis.
Existem alguns casos que é aconselhável a criação deste planejamento, são eles:
Quando você ainda não sabe que carreira profissional quer seguir.
Ou até mesmo, quando sofreu uma decepção no trabalho e quer encontrar
uma nova carreira profissional ou busca ter seu próprio negócio.
Quando você tem dificuldades de se recolocar no mercado.
Ou seja, você trabalhou muito tempo na mesma área, e no mesmo lugar,
porém, foi demitido por motivo de idade ou por ser uma profissão que
está se extinguindo.
Quando você vai mudar de cargo ou departamento dentro da empresa
em que você trabalha e tem encontrado dificuldades para alcançar os
seus objetivos. Ou organizar-se para abrir e administrar o seu próprio
negócio paralelo à sua atividade dentro da instituição. Ou até mesmo
quando você está se preparando para mudar de emprego.
Quando se tem seu próprio negocio, mas ele não está progredindo como gostaria.
Quem tem uma empresa bem sucedida e pretende buscar uma segunda opção
no mercado. Ou até mesmo quando está deixando de trabalhar por conta
própria e quer voltar ao mercado com carteira assinada.
Quando a pessoa se aposentou ou está prestes a se aposentar e não quer ficar parado, ou quando está fora do mercado de trabalho por motivos particulares.
Vale ressaltar que qualquer plano de carreira depende de disciplina, determinação e paciência. Alguns profissionais têm muito potencial, porém não conseguem atingir os seus objetivos por não terem um plano de carreira.
Como fazer um plano de carreira
Esta estratégia de planejamento funciona como uma bússola, ou um
mapa, para saber se os seus objetivos estão perto ou longe de serem
alcançados. Além de orientar quanto ao destino profissional. É bom lembrar que existem várias formas de fazer um plano de carreira.
Um planejamento de carreira eficaz deve seguir as seguintes etapas:
Identifique os seus interesses
Identifique os teus valores, objetivos pessoais, interesses
profissionais e as tuas necessidades. Com certeza, isso irá te ajudar a
melhorar a carreira que escolheu ou que irá escolher.
Estabeleça os objetivos
Pense em que tipo de emprego você procura. É importante ter claro quais são os seus objetivos de carreira
Ação
Esforços específicos que determinam as ações em direção aos objetivos traçados.
Tempo
Qual o prazo necessário ou desejado para o alcance da(s) meta(s)?
Explore o campo de trabalho
Fique antenado com tudo que pode contribuir para o alcance dos seus
objetivos. Pesquise sobre o campo de trabalho para o qual você pretende
entrar e sobre as indústrias relacionadas.
Mantenha sempre um olhar crítico
É importante analisar a carreira que você escolheu sempre com um olhar
crítico. Isso irá lhe proporcionar uma visão mais ampla para alcançar os
seus objetivos, e que competências você necessita para alcançá-los.
É hora de agir
Passe para o papel tudo que tem que ser feito para conseguir seguir na
carreira que escolheu. Decida bem como vai agir para alcançar os teus
objetivos como, por exemplo, se inscrever em algum curso.
Indicador
Fator de monitoramento que deve medir o resultado alcançado. É
importante lembrar que as metas devem ser realistas e terem extrema
chance de serem completadas.
Variável externa
Todo plano de carreira deve estar alinhado à lógica do mercado de
trabalho. Levar em conta a dinâmica do universo empresarial é uma forma
de assegurar a empregabilidade e competitividade profissional.
Multiculturalidade e relacionamento
A visão multicultural é um aspecto importante no plano de carreira. Hoje
em dia, quase todas as empresas pensam de forma multicultural. Outro
fator essencial na construção da vida profissional é o networking.
Dicas
Seja flexível: É preciso ter jogo de cintura para lidar com os diversos empecilhos que surgirão em seu caminho;
Seja persistente: e não desista no primeiro obstáculo;
Tenha um currículo bem feito: O seu currículo é o seu espelho antes de entrar na empresa, ele é a porta de entrada. Então, invista na sua apresentação. Saiba como fazer um currículo assertivo que aumente o seu valor em uma vaga de emprego.
Trabalhe seu marketing pessoal: Agora, a maioria das empresas também usam as redes sociais para avaliar o seu funcionário, saiba como trabalhar o seu marketing pessoal nessas redes sociais, e em eventos rotineiros.
Mantenha-se atualizado, sempre: frequente palestras gratuitas, leia jornais e revistas, faça cursos na sua área, etc;
Retome planos: Retomar alguns planos iniciais da carreira como, por exemplo, fazer um curso no exterior;
Bom networking: Procure ter facilidade para se
relacionar com os outros. Além dos conflitos profissionais, você terá
que administrar os familiares.
Fonte: Quartel Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.