Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Sony Xperia SP: um smartphone com custo-benefício difícil de bater

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sony Xperia SP: um smartphone com custo-benefício difícil de bater



O Xperia SP da Sony é um smartphone bem interessante. Trazendo uma configuração que não deixa o usuário na mão e alguns extras interessantes, seu preço não é tão alto, uma raridade nos lançamentos atuais. Mesmo que isso o coloque entre os intermediários, suas especificações são difíceis de bater, já que modelos concorrentes estão posicionados em uma faixa de preços maior, como é o caso do Galaxy S4 Mini, e não trazem tantos recursos.

Design
Considerando os lançamentos atuais, a tela de 4,6 polegadas com Gorilla Glass do Xperia SP parece até pequena. Porém, tem um tamanho bastante confortável para se utilizar com apenas umas das mãos, mas não possui uma estrutura texturizada como o Xperia ZQ ou de vidro, como o Xperia Z Ultra. Isso não faz dele um modelo desconfortável, mas começa a escorregar nas mãos depois de utilizado por algum tempo.


De qualquer forma, ele é um modelo até bonito, seguindo o estilo de visual mais sério de smartphones Sony. Ele possui uma espessura média de 10 milímetros e não é tão pesado para o seu tamanho, com 155 gramas. Embora possua uma tampa traseira removível, não é possível acessar a bateria, algo que é praticamente regra na linha Xperia, assim como a qualidade da tela BRAVIA Engine 2. Esta é a mesma tecnologia do Xperia ZQ, só que no modelo em questão, traz uma resolução um pouco menor, de 720x1280.


Configuração: nada mal!

O Xperia SP peca em somente alguns detalhes para não ser considerado um smartphone top. Com um processador dual-core de 1,7 GHz, 1 GB de memória RAM e GPU Adreno 320, não tivemos problemas para rodar nenhum app da Play Store, isso incluindo jogos mais modernos e apps de produtividade, assim como observamos poucos travamentos no multitarefa. Com vários lançamentos equipados com 2 GB de memória RAM, é natural que o Android seja otimizado para essa configuração, mas estamos falando de lags de microsegundos.

Além da confguração, que está longe de deixar o usuário insatisfeito, a bateria do SP nos surpreendeu. Com 2370 mAh, aliada à configuração não tão parruda e tela dentro de padrões aceitáveis, ela faz com que o modelo consiga aguentar um dia inteiro fora da tomada sem problemas, chegando a até 2 dias com o modo Stamina ativo. O interessante é que mesmo alguns modelos tops não possuem essa autonomia, isso considerando não só modelos da Sony, mas dos fabricantes em geral.

O único ponto que não gostamos é a memória interna de 8 GB. Ainda que ela seja capaz de satisfazer o usuário médio por algum tempo, os 5,8 GB disponíveis ficam rapidamente cheios com o uso constante da câmera para fotos e vídeos, e isso sem levar em conta que tenham músicas dentro dele. Há suporte para cartões micro SD de até 32 GB, e acredite, você irá precisar de um mais cedo ou mais tarde.

Câmera
Em geral, os smartphones Xperia possuem câmeras um pouco melhores do que os concorrentes na mesma faixa de preços (deve ter alguma coisa a ver com o fato de a Sony ter uma divisão de câmeras. Vai saber?). A traseira, com 8 megapixels e capaz de gravar vídeos em Full HD, não é nada ruim, sendo muito próxima à câmera do Xperia ZQ. No dia a dia, ela é perfeitamente capaz de substituir uma câmera, apanhando um pouco somente em condições de baixa luminosidade.

A frontal infelizmente tem qualidade VGA, sendo, portanto, um quebra galho para utilizar o Skype ou aplicativos VoIP em geral. Porém, fotos e vídeos são bastante sofríveis. O ideal seria utilizar um modelo digital com pelo menos 1,3 megapixels, tornando-o um smartphone completo no quesito câmera, mas o usuário terá que utilizar a câmera traseira para a maioria das situações.

Extras
Nos extras podemos considerar o Xperia SP um modelo top de linha. Trazendo praticamente tudo que um modelo top possui, como 4G, NFC, Bluetooth 4.0, MHL, DLNA, Wifi a/b/g/n (entenda a diferença entre os padrões de roteadores), rádio FM... enfim, a lista é grande. Com esses recursos, o usuário dificilmente sentirá falta de algum feature em seu dia a dia, além de estar preparado para a popularização alguns deles, como o NFC.

O único "defeito" do Xperia SP é trazer a versão 4.1 do Android. Tudo bem que é a Jelly Bean (já que alguns fabricantes insistem no Android 4.0 Ice Cream Sandwich até hoje), mas na época em que ele foi lançado, o Android 4.3 já estava disponível. Não encontramos nenhuma informação sobre possíveis atualizações do Xperia SP, e é muito provável que elas nunca ocorram, já que ele não faz parte do grupo top de linha da Sony.

Conclusão
O Xperia SP da Sony pode ser encontrado por aproximadamente R$ 1.000, preço altamente competitivo por suas especificações. Mesmo que pareça o contrário, com muitos usuários criticando os altos preços dos iPhones e Lumias, o smartphones Android não são baratos. Quer dizer, um modelo razoável, e não aqueles que trazem telas de baixa resolução e processador incompetentes.

Ok, ele não é quad-core, com todos os mitos e lendas por trás dos modelos com quatro núcleos. Porém, o dual-core de 1,7 GHz com a Adreno 320 dificilmente deixará o usuário na mão, além de economizar bateria, um item que praticamente todos os lançamentos atuais falham em oferecer. 

Vantagens

  1. Excelente custo-benefício em sua faixa de preços (por R$ 1.000, é difícil encontrar um concorrente à altura);
  2. Tela de excelente qualidade;
  3. Boa autonomia de bateria, superando muitos modelos top de linha.

Desvantagens
  1. Versão desatualizada do Android logo no lançamento. Provavelmente não será atualizada;
  2. 8 GB de memória interna – fica cheia rapidamente;
  3. Câmera frontal de baixa qualidade e resolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.