Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O Processo de Produção Gráfica

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Processo de Produção Gráfica

Hoje postaremos o exemplo de um processo de criação de um produto gráfico. Confiram!

Proposta: a equipe de criação e o produtor gráfico (agência, funcionário da gráfica ou terceirizado) conhecem o tipo de impresso que irão desenvolver (cartaz, folder, jornais, revistas, embalagens, etc).



Pesquisa: nesta etapa os criadores fazem pesquisas (de campo, bibliográfica, internet, concorrentes, sobre o produto / serviço / empresa) para complementar as informações do briefing.
Linguagem: é determinada em função do tipo de público e do tipo de produto ou evento (informações do briefing).






Criação /Projetação 

A equipe de criação desenvolve a peça gráfica criando um layout que é apresentado ao cliente. Nessa etapa o produtor gráfico colabora com a escolha de suportes, formatos, tipos, cores, processo de impressão, enfim, indica os melhores procedimentos técnicos que devem ser observados pela criação para que a peça gráfica possa ser impressa adequadamente.

Finalização

Após a aprovação do layout pelo cliente, e da revisão do material, o produtor gráfico faz a finalização do arquivo (arte-final digital) de acordo com as especificações do serviço como: cores, dobras, dimensões, cortes... Nessa etapa ele confere e adapta as cores, fontes, retículas e resoluções do trabalho, para que a peça gráfica projetada no layout possa ser reproduzida com fidelidade e fidedignidade. É feito o fechamento do arquivo de acordo com o tipo de impressão e de matriz a ser confeccionada.

Execução

1. Pré-impressão: Sua principal tarefa é a produção dos fotolitos, que são "máscaras" utilizadas para a produção das matrizes da maioria dos processos gráficos. Os fotolitos, porém, tendem a serem abandonados à medida que estes processos estão sendo cada vez mais informatizados. Isto significa que a etapa da pré-impressão tende a ser gradativamente eliminada. De qualquer forma, na pré-impressão inclui-se também a digitalização e a edição de imagens de alta resolução, dependendo da complexidade do projeto. 

  • Digitalização de imagens 
  • Edição de imagens 
  • Provas de alta resolução para o cliente 
  • Geração de fotolitos 
  • Revelação dos fotolitos 
  • Provas dos fotolitos 


2. Impressão: Inicia-se com a produção da matriz na própria gráfica. Após, a matriz é levada à máquina e inicia-se o processo de impressão. 

  • Montagem da matriz e imposição de páginas 
  • Gravação e revelação das matrizes 
  • Provas de impressão 
  • Impressão 

3. Acabamento: Dependendo da complexidade do acabamento, esta etapa pode ou não ser realizada por outros fornecedores que não a própria gráfica está sendo produzido o impresso em questão. Nesta etapa inclui-se tudo aquilo que é posterior à impressão e anterior ao empacotamento dos impressos.

  • Dobras 
  • Revestimentos 
  • Vernizes 
  • Refiles 
  • Cortes especiais e outros 
  • Encadernação 
  • Empacotamento 
  • Entrega ao cliente



Pronto! Agora que você já tem o seu material... basta distribuí-lo!

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