Quando o cliente procura uma gráfica, raramente apresenta sua própria arte final. Muitas vezes ao fazer o orçamento busca apenas o valor do serviço, sem nem mesmo perceber a necessidade da arte final. Quando consegue uma arte “grátis” fornecida pela gráfica, reclama da qualidade dela e compara com as artes de empresas grandes e revistas. Será que ele sabe a diferença entre arte-finalista e designer?
O que é arte final?
Arte final é o arquivo digital, feito em
programa gráfico específico, já ajustado para impressão nos padrões
aceitos pela gráfica.
Vale ressaltar aqui que texto em word,
excel, powerpoint ou mesmo programas de cartões para impressoras desktop
não servem para impressão gráfica. No máximo servem de base para
montagem da arte final.
Quem é o arte-finalista?
Toda gráfica mantém um ou mais
profissionais treinados para receber o arquivo do cliente e verificar se
está preparado para impressão ou não. Este profissional é o
arte-finalista. Ele tem conhecimentos básicos da utilização de um ou
mais programas gráficos.
Ocasionalmente, este profissional está
habilitado a desenvolver arte finais simples para atender pequenas
demandas de serviços. Ele possui o conhecimento da utilização do
programa, pois fez cursos rápidos dos aplicativos gráficos, mas não fez
uma universidade específica de design ou de desenho industrial ou mesmo
de publicidade ou marketing.
Podemos esperar deste profissional
apenas o básico. O lado criativo vai muito do perfil pessoal de cada
pessoa e, neste caso, não foi devidamente desenvolvido.
O que é um designer?
O designer é um profissional que estudou
a fundo artes e desenho. Sua formação não foi baseada apenas na
utilização dos softwares. Ela foi muito mais abrangente, passando pelas
áreas de marketing, publicidade, desenho, psicologia e muitas outras que
desenvolveram uma habilidade bem ampla.
O designer não pensa apenas no trabalho
gráfico e sim em toda programação visual da empresa de maneira a
reforçar a missão e visão da empresa, divulgar seus produtos e atingir
metas.
Ele pensa na sua empresa como um todo e não apenas restrito ao serviço solicitado. Já deu pra perceber as diferenças?
O que esperar destes profissionais?
O arte-finalista apenas executa a sua
idéia pré-concebida. Você leva os textos escritos ou digitados, fotos ou
idéias soltas. A ídéia é concebida pelo cliente e funcionários do
atendimento e é desenvolvida pelo arte-finalista a partir destas idéias.
Alguns profissionais tem mais
discernimento para desenvolver uma boa arte, outros não tem os
conhecimentos básicos de design, fazendo um trabalho que deixa a
desejar. O valor destes serviços varia de gratuito a umas poucas
centenas de reais, seguindo a experiência do arte-finalista. Os
resultados são ruins a medianos. Tudo é feito na própria gráfica ou
escritório de arte final. O trabalho gráfico é a atividade fim.
O designer vai a sua empresa, conversa
com os sócios ou dirigentes, conhece a empresa como um todo, estuda o
perfil de seu cliente, faz pesquisas de mercado e encima destes dados
propõe uma estratégia de reforçar a sua marca ou produto. O produto
gráfico é apenas um detalhe, pois a proposta é muito mais ampla.
Os valores cobrados são compatíveis com o
trabalho desenvolvido. vai de centenas de reais a valores muito grandes
abrangendo contas que incluem até tempo de televisão e outras mídias.
Quando contratar um arte-finalista ou designer?
O profissional escolhido dependerá muito dos objetivos do cliente.
Caso o cliente tenha porte pequeno e
queira fazer uma divulgação rápida, poderá ser muito bem atendido por um
bom arte-finalista. Quanto mais pagar, maior a chance de conseguir bons
profissionais. Ele pode até tentar fazer o trabalho com um designer,
mas deve ter em mente que o custo será bem maior e dependendo do tipo de
negócio do cliente pode se tornar inviável.
Clientes de porte médio, já começam a
demandar por serviços de designer, principalmente quando planejam a
montagem ou expansão do negócio. Neste trabalho será idealizado a
apresentação da empresa, inclusive na construção do estabelecimento,
toda programação visual e gráfica e as estratégias de divulgação. O
próprio designer irá demandar o serviço de um ou mais arte finalistas,
para desenvolver as idéias propostas para o cliente. O designer é
especializado em ter idéias e o arte finalista em operar os programas.
Clientes de grande porte contratam
agencias de design e publicidade, entregando grandes cifras para serem
administradas na divulgação de seus negócios. Tudo na área de divulgação
e design fica por conta destas agências.
Conclusão
O que foi dito neste artigo é que há
grande distinção entre os profissionais que podem desenvolver uma arte
final. Os serviços podem variar de simples a complexos e sempre haverá o
profissional adequado para o porte do serviço.
Arte-finalistas são sempre bem vindos
nos trabalhos simples, atendendo uma grande massa de clientes de pequeno
porte. Estes clientes tem expectativas compatíveis com os resultados
apresentados por estes profissionais.
O designer terá sempre demanda para seus serviços nas empresas bem estruturadas e de grande porte.
Ambos profissionais devem ficar cientes
de suas limitações. Não adianta um arte-finalista se apresentar como
designer e frustar seu cliente. Do mesmo modo, o designer não deve
tentar disputar o mercado dos arte-finalistas. Devemos lembrar que o
arte-finalista entrega o seu serviço em poucas horas de trabalho e o
designer leva vários dias na conclusão de um projeto.
São coisas diferentes, com valores e resultados completamente diferentes.
O cliente também deve estar ciente dessa diferença.
Fonte: http://www.cardquali.com/arte-finalista-ou-designer/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.