arte finalistaQuando o cliente procura uma gráfica, raramente apresenta sua própria arte final. Muitas vezes ao fazer o orçamento busca apenas o valor do serviço, sem nem mesmo perceber a necessidade da arte final. Quando consegue uma arte “grátis” fornecida pela gráfica, reclama da qualidade dela e compara com as artes de empresas grandes e revistas. Será que ele sabe a diferença entre arte-finalista e designer?

O que é arte final?


Arte final é o arquivo digital, feito em programa gráfico específico, já ajustado para impressão nos padrões aceitos pela gráfica.

Vale ressaltar aqui que texto em word, excel, powerpoint ou mesmo programas de cartões para impressoras desktop não servem para impressão gráfica. No máximo servem de base para montagem da arte final.

Quem é o arte-finalista?


Toda gráfica mantém um ou mais profissionais treinados para receber o arquivo do cliente e verificar se está preparado para impressão ou não. Este profissional é o arte-finalista. Ele tem conhecimentos básicos da utilização de um ou mais programas gráficos.

Ocasionalmente, este profissional está habilitado a desenvolver arte finais simples para atender pequenas demandas de serviços. Ele possui o conhecimento da utilização do programa, pois fez cursos rápidos dos aplicativos gráficos, mas não fez uma universidade específica de design ou de desenho industrial ou mesmo de publicidade ou marketing.

Podemos esperar deste profissional apenas o básico. O lado criativo vai muito do perfil pessoal de cada pessoa e, neste caso, não foi devidamente desenvolvido.

O que é um designer?


O designer é um profissional que estudou a fundo artes e desenho. Sua formação não foi baseada apenas na utilização dos softwares. Ela foi muito mais abrangente, passando pelas áreas de marketing, publicidade, desenho, psicologia e muitas outras que desenvolveram uma habilidade bem ampla.

O designer não pensa apenas no trabalho gráfico e sim em toda programação visual da empresa de maneira a reforçar a missão e visão da empresa, divulgar seus produtos e atingir metas.

Ele pensa na sua empresa como um todo e não apenas restrito ao serviço solicitado. Já deu pra perceber as diferenças?

O que esperar destes profissionais?


O arte-finalista apenas executa a sua idéia pré-concebida. Você leva os textos escritos ou digitados, fotos ou idéias soltas. A ídéia é concebida pelo cliente e funcionários do atendimento e é desenvolvida pelo arte-finalista a partir destas idéias.

programação visualAlguns profissionais tem mais discernimento para desenvolver uma boa arte, outros não tem os conhecimentos básicos de design, fazendo um trabalho que deixa a desejar. O valor destes serviços varia de gratuito a umas poucas centenas de reais, seguindo a experiência do arte-finalista. Os resultados são ruins a medianos. Tudo é feito na própria gráfica ou escritório de arte final. O trabalho gráfico é a atividade fim.

O designer vai a sua empresa, conversa com os sócios ou dirigentes, conhece a empresa como um todo, estuda o perfil de seu cliente, faz pesquisas de mercado e encima destes dados propõe uma estratégia de reforçar a sua marca ou produto. O produto gráfico é apenas um detalhe, pois a proposta é muito mais ampla.

Os valores cobrados são compatíveis com o trabalho desenvolvido. vai de centenas de reais a valores muito grandes abrangendo contas que incluem até tempo de televisão e outras mídias.

Quando contratar um arte-finalista ou designer?


O profissional escolhido dependerá muito dos objetivos do cliente.

Caso o cliente tenha porte pequeno e queira fazer uma divulgação rápida, poderá ser muito bem atendido por um bom arte-finalista. Quanto mais pagar, maior a chance de conseguir bons profissionais. Ele pode até tentar fazer o trabalho com um designer, mas deve ter em mente que o custo será bem maior e dependendo do tipo de negócio do cliente pode se tornar inviável.

Clientes de porte médio, já começam a demandar por serviços de designer, principalmente quando planejam a montagem ou expansão do negócio. Neste trabalho será idealizado a apresentação da empresa, inclusive na construção do estabelecimento, toda programação  visual e gráfica e as estratégias de divulgação. O próprio designer irá demandar o serviço de um ou mais arte finalistas, para desenvolver as idéias propostas para o cliente. O designer é especializado em ter idéias e o arte finalista em operar os programas.

Clientes de grande porte contratam agencias de design e publicidade, entregando grandes cifras para serem administradas na divulgação de seus negócios. Tudo na área de divulgação e design fica por conta destas agências.

Conclusão


programação visualO que foi dito neste artigo é que há grande distinção entre os profissionais que podem desenvolver uma arte final. Os serviços podem variar de simples a complexos e sempre haverá o profissional adequado para o porte do serviço.

Arte-finalistas são sempre bem vindos nos trabalhos simples, atendendo uma grande massa de clientes de pequeno porte. Estes clientes tem expectativas compatíveis com os resultados apresentados por estes profissionais.
O designer terá sempre demanda para seus serviços nas empresas bem estruturadas e de grande porte.

Ambos profissionais devem ficar cientes de suas limitações. Não adianta um arte-finalista se apresentar como designer e frustar seu cliente. Do mesmo modo, o designer não deve tentar disputar o mercado dos arte-finalistas. Devemos lembrar que o arte-finalista entrega o seu serviço em poucas horas de trabalho e o designer leva vários dias na conclusão de um projeto.

São coisas diferentes, com valores e resultados completamente diferentes.

O cliente também deve estar ciente dessa diferença.

Fonte: http://www.cardquali.com/arte-finalista-ou-designer/