Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 05 de Janeiro - Dia do Dactiloscopista

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

05 de Janeiro - Dia do Dactiloscopista

A Papiloscopia é uma ciência que trata das identificações humanas, civil e criminal, realizadas por meio das papilas dérmicas, sendo dividida em datiloscopia, quirospia e podoscopia e poroscopia.
DATILOSCOPIA CIVIL
Objetiva identificação das pessoas para fins civis, na área oficial é empregada na expedição de documentos, tais como: cédulas de identidade civil (RG), militares e funcionais., poderá ainda ter sua aplicação na área particular para possibilitar a identificação funcional e de clientes, como nas modernas empresas bancários.
DATILOSCOPIA CRIMINAL
É que trata da identificação de pessoa indiciadas ou acusadas em processos, como também local de crime impressões digitais latentes ( PERICIA PAPILOSCOPICA, NECROPAPILOSCOPICA).
DATILOSCOPIA ANTROPOLOGICA
É a que estuda os desenhos digitais entre raças e agrupamentos humanos.
DATILOSCOPIA CLINICA
É a denominação lançada pelo Dr. Israel Castellanos , Diretor do Departamento Nacional da Identificação de Cuba, para designar estudo das perturbações que se notam no desenhos papilares, notadamente, nos digitas, como consequência de certas enfermidade ou do exercício de alguma profissões.
A Datiloscopia Clínica, segundo Ismarel Castellanos, É a parte da dactiloscopia que estuda as perturbações que se verificam nos desenhos digitais, como consequência de certas doenças ou o exercício de algumas profissões
DATILOSCOPIA CLINICA PATALÓGICA
É o exame médico dos datilogramas ou, em palavras, a análise gráfica do individuo, em estado de enfermidade, como: lepras, aerofagia, pênfigo, foliáceo, fistulas, panarícios, além de enfermidade provenientes do sistema nervoso, do mau funcionamento renal e doenças venéreas.
DATILOSCOPIA CLINICA FUNCIONAL
É que cuidam de certas perturbações ocorridas nos datilogramas, chamadas estigmas profissionais, causados pelo exercício de algumas profissões, tais como: as de padeiros, pedreiros, metalúrgicos oeiros e etc..
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PAPILOSCOPIA.
Os desenhos papilares humanos e dos primatas, bem como das impressões que se obtêm dos focinhos dos animais, são individuais (variabilidade), perenes e imutáveis, mesmo que sejam do mesmo tipo,subtipo. Forma ou classificação.
PERENIDADE
É a propriedade que têm os desenhos papilares de se manifestarem definidos deste a vida intra-uterina até a completa putrefação cadavérica.
IMUTABILIDADE
É a propriedade que tem desenhos papilares de não mudarem sua forma original, deste o seu surgimento até a completa decomposição, o desenho conserva-se idêntico a si mesmo, não muda durante toda sua existência .
VARIABILIDADE
É a propriedade que tem os desenhos papilares de não se repetirem, variando, portanto, de região para região papilar e de pessoa para pessoa, não há possibilidade de se encontrarem desenhos papilares idênticos, nem uma mesma pessoa.
O introdutor da Dactiloscopia no Brasil foi José Félix Alves Pacheco, nascido no dia 02 de agosto de 1879, em Teresina, Estado do Piauí, notável jornalista, poeta, escritor e homem público, foi Ministro de Estado, apesar de ter sido o introdutor do Sistema de Identificação Humana criado por Juan Vucetich, ficou mais conhecido como jornalista e literato.
Félix Pacheco foi o único representante do grupo simbolista, que gravitava ao redor do poeta negro Cruz e Souza, que conseguiu chegar à Academia Brasileira de Letras. Aos 18 anos de idade, iniciou-se no jornalismo, fez parte da redação do jornal "O Combate". Em 1913, assumiu o cargo de diretor-redator-chefe do Jornal do Comércio. Ingressou na carreira política, e corno político, exerceu o mandato de Deputado Federal pelo Estado do Piauí durante quatro legislaturas, sendo posteriormente, eleito Senador da República em 1921.
Foi nomeado Ministro das Relações Exteriores do Brasil, no Governo do Dr. Arthur Bernardes.
Fonte: www.pc.pi.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.