Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Por que gatos amam caixas?

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Por que gatos amam caixas?

Uma caixa faz a felicidade de um gato. Quem convive com um sabe bem disso. Mas você consegue entender por qual motivo eles gostam tanto de um cantinho apertado?  A ciência ainda não sabe ao certo, mas biólogos holandeses foram atrás da resposta. E arriscam um palpite: herança da vida predatória.
Para chegar à conclusão, eles dividiram 19 gatos em dois grupos e os colocaram em dois ambientes diferentes. Uma turma tinha caixas disponíveis para se esconder e a outra não. Por 14 dias, os pesquisadores observaram o comportamento e os sinais de estresse dos animais. Os gatos que tiveram acesso à caixa ficavam bem menos estressados: se adaptavam mais rápido ao novo ambiente e demonstravam mais interesse em interagir com humanos.
E o que isso quer dizer? Bem, segundo a pesquisa, os resultados mostram que as caixas são para eles uma proteção, funcionam como um bom esconderijo para caçar ou fugir de predadores. “Esconder-se é uma estratégia comportamental das espécies para lidar com as mudanças no ambiente e com o estresse”, explica Claudia Vinke, uma das autoras da pesquisa.
Portanto, a lição é: arranje uma caixa para o seu gato. Adaptado ou não, ele vai ficar mais feliz e menos estressado com uma por perto.

Crédito da foto: flickr.com/nromagna/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.