Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Os Papéis Recortados de Calvin Nicholls

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os Papéis Recortados de Calvin Nicholls


O designer canadense Calvin Nicholls costumava praticar a escultura de papel nos intervalos de seu trabalho, até que passou a adotar a escultura na propaganda, posterioremente se dedicando mais à arte, chegando aonde está agora. Nicholls faz incríveis esculturas com papel recortado, vincado, dobrado e colado, dando forma às mais diversas criaturas, volume e a ilusão de tridimensionalidade.

O designer conta que se envolveu mais com as esculturas quando decidiu reproduzir lembranças e momentos de suas viagens e aventuras e, com muita paciência e esmero, construiu os animais que havia visto no caminho. Tanto quanto eternizar suas próprias experiências, Nicholls conta também que adora ouvir as histórias de seus clientes e tentar, da melhor maneira possível, captar e reproduzir o momento no papel.

É impressionante a perfeição das figuras, principalmente porque Nicholls não tenta esconder as separações das formas que ele definiu para criar as suas obras – quero dizer, nota-se claramente os recortes feitos para criar a cabeça de um pássaro, por exemplo – e isto é grande parte do estilo das peças.

E o mai interessante é que visitando o site dele, você verá que Nicholls descreve o processo de criação das esculturas.  O mais legal é que o designer até dá umas dicas de como trabalhar com o papel. Veja detalhes na descrição traduzida a seguir:

Desenho do modelo:

O desenho final se torna o modelo para todas as peças que serão cortadas.

Montagem das peças para a forma do corpo:

Pedaços individuais são traçados dos detalhes do desenho e então transferidos para o papel usado na escultura. São feitos cortes com bisturi e estilete sobre uma base para corte. Você pode usar uma tesoura, se cortar bem devagar e com movimentos bastante suaves.

Use uma quantidade bem pequena de cola em um palito de dentes – muita cola vai enrugar o papel. Junte os pedaços, começando pela ponta da cauda e indo para cima. A forma do corpo, em que todos os pedaços estão unidos, normalmente é feito de papel mais pesado, para aumentar a força.

Corte múltiplas peças:

Quando cortar partes pequenas, faça-o em longas tiras com um pedaço de papel unindo-as. Assim fica mais fácil segurar as peças quando estiver adicionando textura ou vincando os miolos.

Vincos e dobras podem ser feitos com o lado de trás da tesoura, uma faca de pão, o cabo de uma colher ou, muito cuidadosamente, com a ponta de um compasso (dica do blog: prefiro vincar com um clip de papel bem preso às costas de um lápis). Eu gosto de suavizar as bordas ásperas que o estilete ou tesoura deixam, antes de colar os pedaços no modelo – fica mais bonito.

Mas não atenha-se apenas a este conselho, divirta-se desenvolvendo seu próprio estilo!

Beija-flor com tonalidades de cor:

Aqui está o pássaro e a madressilva finalizados e montados na moldura. 

Você pode fazer a base que quiser usando o corte de uma aba de caixa de papelão ondulado e ter a cor que quiser, adicione um papel branco ou colorido por cima. Pronto, uma janela colorida de onde sua arte pode “saltar”. Faça o fundo da mesma maneira. Consiga uma boa iluminação e faça uma foto dramática para capturar todas as formas e sombras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.