Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: InDesign - Segredos para você aproveitá-lo melhor

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

InDesign - Segredos para você aproveitá-lo melhor

01 – Transforme cores em paletas

É mais fácil criar cores com a paleta Color, porém, você fica sem um registro da cor na paleta Swatches, sendo preciso usar a ferramenta Eyedropper ou recriar a cor quando quiser aplicá-la em outros objetos. Um modo rápido de adicionar as cores que você usou em um documento à paleta Swatches é escolher Add Unnamed Colors nas opções do menu da paleta Swatches.

02 – Evite fontes estranhas

Se você já abriu um documento e o InDesign avisou que havia uma fonte estranha como Times 65 Bold ou Zapf Dingbats Italic faltando, você deve possuir um Character Style com apenas o estilo da fonte, sem a família definida. Use o Find Font para substituir a fonte e confira o Character Style.

03 – Controle o espaçamento entre parágrafos

Pare de usar a tecla Return/Enter para dar espaço entre parágrafos. Prefira usar Space Before/Space After dos controles de Paragraph.

04 – Monte uma biblioteca versátil

Além de usar bibliotecas para armazenar objetos que você usa muito, considere montar uma biblioteca temporária se estiver inserindo uma série de elementos em seu documento. Para acelerar o processo, associe um atalho de teclado para Library: Add Item e Library: Place item(s) dentro da seção Panels do diálogo Keyboard Shortcut.

05 – Anexe imagens muito utilizadas

Considere utilizar imagens de tamanho pequeno e médio em templates e documentos que você usa com freqüência. Lembre-se de que o programa lida melhor com arquivos maiores do que nas versões anteriores, além de ser mais fácil atualizar os links.

06 – Crie atalhos

Você pode criar diversos atalhos de teclado na seção ‘Product Area: Views, Navigation’ de Keyboard Shortcuts. Ao ajustar um atalho para Toggle Keyboard Focus no Control Panel, é possível definir como quer ir até o painel e caminhar pelas opções, além de definir um atalho para alternar entre Character e Paragraph.

07– Faça cálculos mais rápido

Em vez de fazer suas contas em um pedaço de papel, use as coordenadas X/y e W/H. Se você quer uma caixa que tenha metade da largura que apresenta, coloque o cursor ao fim do valor Width do Control Panel e digite ‘/2’. Quando der Return, o InDesign irá calcular uma nova largura, que, nesse caso, será a metade do valor original.

08 – Linke textos do modo mais fácil

Para linkar textos rapidamente em várias caixas, segure Alt/Opt quando clicar na caixinha de link, que fica na borda direita inferior da caixa de texto. Mantenha a tecla pressionada e clique em cada caixa em que você deseja inserir o mesmo texto.

09 – Trabalhe com camadas de modo inteligente

Se você está copiando e colocando uma série de objetos de páginas ou documentos, certifique-se de que a opção Paste Remembers Layers está selecionada no menu da paleta Layers. Desse modo, você não precisará se preocupar com a seleção da camada correta antes de colar.

10 – Espaçamento ideal de palavras

Quando for criar uma coluna de largura baixa com o texto alinhado à esquerda, diminua o espaçamento das palavras usando a opção Justification no menu da paleta Paragraph. Simplesmente reduza a porcentagem do valor Desired. Você também pode aumentar o valor para textos em colunas largas.

11 – Posicione guias com perfeição

Em vez de arrastar um guia à sua posição correta, arraste-o e solte-o em qualquer lugar do documento. Desde que ele ainda esteja selecionado, você pode digitar a coordenada no Control Panel para posicioná-lo onde quiser.

12 – Tenha controle dos arquivos finais

Você pode definir uma área para inserir uma caixa de informações contendo detalhes como o nome de arquivo do documento, sua data de criação e o número da prova que será feita. Quando você for a File>Print, abaixo da seção Marks and Bleed, poderá escolher se imprime ou não essa caixa. Além disso, quando exportar um PDF, há uma série de ajustes-padrão para ele. Porém, prefira customizar os seus. Por exemplo, quando você utiliza o ajuste Smallest File Size, pode achar que suas imagens ficam embaçadas nas bordas. Para minimizar esse efeito, vá até a seção Compression dos ajustes e mude a qualidade JPEG de Low para Medium ou High. Finalmente, não se esqueça de checar a resolução das imagens antes de enviá-las à impressora em File>Preflight.

13 – Mantenha-se informado

Não negligencie o valor da paleta Info. Por exemplo, se você selecionar o trecho de um texto, a paleta irá dizer quantos caracteres, palavras, linhas e parágrafos ele possui. Muito útil para designers e escritores.
Fonte: Revista Computer Arts Brasil, edição 21, pg. 46-47 e http://www.idesigns.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.