Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Comparativo: Galaxy Note 4 vs iPhone 6 Plus

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Comparativo: Galaxy Note 4 vs iPhone 6 Plus


O iPhone 6 Plus é, com certeza, o smartphone mais caro que seu dinheiro pode comprar. O Galaxy Note 4 não foge e fica bem próximo quando o assunto é ter o melhor de uma plataforma em um valor bastante elevado. De um lado temos o melhor do iOS e do outro o melhor que a Samsung pode entregar em um dispositivo, até o final do ano de 2014. Nada mais justo do que colocar cada um, lado a lado, numa competição de quem tem melhor desempenho, melhor design e câmera, certo? É exatamente isso que você verá nas próximas linhas.

Vídeo Comparativo: Galaxy Note 4 vs iPhone 6 Plus

Design

Ambos os smartphones são grandes, enormes e ocupam um espaço generoso dentro do bolso de uma calça jeans. Enquanto a Apple adota um design quase que completamente feito em metal, a Samsung finalmente atendeu aos pedidos e começou a trocar o plástico de seus dispositivos mais caros, por um material que realmente passa a sensação de robustez - e deu certo. Ainda não temos um Galaxy Note todo de alumínio, mas a lateral metálica passa uma sensação de acabamento premium de verdade, enquanto o plástico traseiro ainda é o mesmoplástico-típico-da-Samsung. Na pegada o iPhone sai na frente e entrega bordas mais arredondadas e com melhor ergonomia (mesmo que com um tamanho gigantesco, que tira parte deste ponto positivo), já a Samsung vai de linhas mais retas e uma traseira mais aderente.


Hardware

O modelo de Galaxy Note 4 que é vendido no Brasil chegou com um processador Exynos 5433 com oito núcleos, sendo que quatro rodam em 1.3 GHz e outros quatro rodam em 1.9 GHz, acompanhados de 3 GB de memória RAM, GPU Mali-T760 e 32 GB de espaço interno - com possibilidade de adicionar outros 128 GB em um microSD. Já o iPhone vai de chip A8 com dois núcleos rodando a 1.4 GHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM, GPU PowerVR GX6450 e 16 GB de memória interna - que pode ser de 64 GB ou então 128 GB, com preços que acompanham a memória extra. Abrindo apps do cotidiano (Facebook, Twitter e Instagram), a diferença é quase que nula e ambas as plataformas abrem os programas quase que ao mesmo tempo (com exceção do Twitter, que abriu primeiro no Note 4). Em jogos pesados, ambos os dispositivos rodaram muito bem o Asphalt 8 e sem qualquer engasgo durante a jogatina. Esta diferença quase que inexistente de desempenho entre ambos os lados mostra que mesmo com um hardware muito inferior, a otimização do software que recebe o iOS faz com que o processador e GPU trabalhem de forma muito mais inteligente do que os seis núcleos extras que o Note 4 carrega - a TouchWiz também é responsável por ocupar tanto do desempenho e não liberar tudo para o usuário.


Câmera

Em fotos do cotidiano, conseguimos resultados bem mais vivos com o Note 4 em imagens com boas condições de luz. O iPhone 6 Plus não faz feio, mas o Note 4 consegue resultados superiores em todas as situações onde sacamos o aparelho para tirar fotos. Em fotos noturnas a diferença é bem gritante, com muito mais brilho entrando na câmera do Galaxy Note e menor quantidade de granulado.


Conclusão

Há uma diferença berrante de hardware entre o iPhone 6 Plus e o Galaxy Note 4, que não acompanha o desempenho - com seis núcleos extras e 2 GB a mais de memória RAM, o Note 4 deveria voar. O iPhone perde (feio) na câmera e deixa o usuário na mão quando o assunto é memória - já que não permite a expansão por um cartão microSD. O Android não está atrás quando olhamos o iOS, da forma como está o Windows Phone. Levando em conta o preço que podemos encontrar o Note 4 hoje e que ele vem com o dobro de memória interna do que o iPhone 6 Plus, seu custo benefício acaba sendo superior e isso faz com que a coroa de campeão deste comparativo fique na cabeça da Samsung.

O Samsung Galaxy Note 4 está disponível na Balão da Informática por R$ 2.293. O custo-benefício é ótimo e esse é um dos melhores modelos nessa faixa de preço.

Um comentário:

Deixe o seu comentário.