Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O fiasco do Superfish da Lenovo

sexta-feira, 13 de março de 2015

O fiasco do Superfish da Lenovo

Após a Lenovo admitir publicamente que estava instalando o adware Superfish em seus novos notebooks antes que eles saíssem da fábrica, usuários insatisfeitos estão levando o caso para o tribunal.


Na semana passada, uma ação coletiva contra a chinesa e a Visual Search, desenvolvedora do Superfish, por práticas de negócios fraudulentas e por facilitar ataques maliciosos nos computadores foi arquivada nos Estados Unidos. Nos documentos judiciais, a autora do processo, Jessica Bennet, afirma que seu notebook foi danificado e sua privacidade exposta devido ao uso doadware.
Após a polêmica, a Lenovo publicou em seu site o procedimento para remover o adware, que também pode ser desinstalado usando o Windows Defender e o antivírus McAfee.

Entenda o Superfish


Na semana passada, foi descoberto que a Lenovo estava instalando um adware nos notebooks das linhas G, U, Y, Z, S, Flex, Miix, Yoga e E antes que eles saíssem da linha de montagem. O dito adware é responsável por indexar anúncios de produtos nos resultados de busca dos usuários e criar uma falha na segurança dos computadores.
Por armazenar informações de todos os protocolos de segurança utilizados pelos usuários, o software armazenava informações com uma senha que poderia ser facilmente quebrada e chegou até a ser publicada na internet. Após o caso, a empresa chinesa assumiu que "errou feio" e que iria solucionar o caso.
Mas, apesar do problema só ter vindo à público agora, as queixas sobre ele começaram no fim do ano passado. Depois de adquirirem notebooks da marca, usuários perceberam a presença de anúncios em sites onde eles não deveriam estar, inclusive com mulheres seminuas, o que teria causado constrangimento.
O processo contra a Lenovo e a Virtual Search foi arquivado no tribunal do distrito da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/lenovo/Donos-de-notebooks-Lenovo-estao-processando-empresa-por-causa-do-Superfish/#ixzz3UGivxB3O


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.