Comunicar é preciso. |
Já parou para pensar que no mundo corporativo a comunicação visual é uma necessidade vital? Se fizermos um excelente pão, mas não divulgarmos isto, como vendê-lo?
E sua empresa, esta comunicando no lugar certo? Da forma certa? Com custo certo?
Publicações especializadas na área de propaganda e marketing apresentam várias receitas, desde 2% do faturamento até xx%, com as empresas de telefonia e bebidas dominando o topo da lista de investimentos. Recordo da propaganda da bolacha que dizia que “Vende Mais porque é fresquinha e, é Fresquinha porque vende mais”.
Números e estatísticas que me perdoem, mas vender é um estado de arte, uma constante mutação de um ponto a outro no menor espaço de tempo possível. Enquanto a chuva desagrada o vendedor de sorvetes, o de guarda-chuvas comemora e assim a vida segue seu rumo.
No mercado de comunicação visual é assim também, ora temos um adesivo de excelente poder de adesão, ora precisamos que ele seja fácil de remover. Enquanto um custa R$ 10, a outra opção custa R$ 15 e a pergunta é: Tenho 50% a mais de verba para usar a ferramenta de melhor qualidade ou preciso inventar a roda par ficar dentro do orçamento recebido?
A comunicação de ponto de venda não é a ferramenta mais barata, mas é a ferramenta mais eficaz para produtos cuja decisão de compra pode ser alterada na hora de pegar o produto. Se você sai de casa para comprar linguiça Calabresa, não definiu ainda qual marca vai comprar, mas se chegar ao mercado é tiver uma promotora de vendas oferecendo prova de uma linguiça calabresa frita na hora, a chance de seguir a sugestão é bem grande. Isto também acontece com produtos de beleza, com qualquer item que possa aproveitar aquela decisão já tomada de que quer o produto, seja ele uma calabresa ou um cosmético, basta escolher o que melhor se encaixa em seu orçamento, melhor de apresenta no ponto de venda e melhor segurança lhe dá em relação aos aspectos qualitativos da marca, pronto a venda esta fechada.
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Embalagens atrativas e bem elaboradas também valorizam o produto e muitas vezes fazem a diferença no momento da decisão final do consumidor por levar o seu ou outro produto.
Uma mensagem bem sacada junto com a imagem certa também podem tornar o seu produto inesquecível, seja ela vista em um folder, banner, outdoor ou anúncio de revista.
A chave do sucesso em implementar suas ações de publicidade e colher bons frutos é acompanhar tendências de mercado, identificar o público alvo certo, como chegar a ele e descobrir qual a melhor maneira de fazer isto. É necessário investigar e utilizar-se de uma boa combinação de técnica, estratégia e criatividade. Ou seja, não é preciso gastar rios de dinheiro para atingir estes objetivos. Basta atirar na direção certa, no momento ideal e com a arma correta. Bons resultados virão logo a seguir.
O que não podemos deixar acontecer é pararmos de investir na divulgação de nossos produtos e serviços. Pois eles precisam sempre estarem na lembrança de nossos clientes, em todos os tempos e nos lugares certos.
Vejamos o caso da Coca-cola e a IBM, por exemplo, são empresas com mais de um século de existência e desde a as suas fundações, sempre investiram em propaganda de todo tipo e constantemente. Mesmo se tratando de marcas poderosas, se parassem de anunciar os seus produtos e serviços, por melhores que sejam, cedo ou tarde seriam esquecidas pelo consumidor e pelo mercado.
Pense nisto com carinho, comente, dê a sua opinião e se souber de algum caso interessante que endosse essas ideias, compartilhe com a gente.
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