Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Qual o Pantone da cor da sua pele?

segunda-feira, 9 de março de 2015

Qual o Pantone da cor da sua pele?

O guia Pantone, todos que trabalham na área de design já conhecem… é um guia padrão de cores muito utilizado na indústria gráfica. A novidade agora é o lançamento de um novo guia… O Guia Pantone SkinTone!

           

O Guia PANTONE Skintone foi criado para medir cientificamente milhares de tons de pele reais em todo o espectro de tipos de pele humana. Especialmente formulado para ser a mais próxima representação física de cores de pele, a biblioteca é uma referência visual abrangente de tons de pele humana para uso em qualquer mercado onde a cor da pele for relevante. É o único padrão de cores disponíveis internacionalmente para coincidir com precisão os tons de pele.

Cada número PANTONE Skintone é composto de um número alfanumérico de quatro dígitos. Os 2 primeiros dígitos refletem a tonalidade ou tom da pele. Os 2 últimos representam o tom ou claridade e escuridão.

O Guia PANTONE Skintone pode ser utilizado para muitos fins: 
  • BELEZA – Correspondência e coordenação de cosméticos à cor da pele. 
  • MODA – Trazer a cor da pele na mistura ao desenvolver cores e paletas no design e produção de acessórios e vestuários íntimos. 
  • DESIGN DE PRODUTO - Desenvolver e controlar os tons de pele naturais para brinquedos e uma variedade de produtos e acessórios. 
  • FOTOGRAFIA - Fácil combinação dos tons de pele para edição e retoque preciso de fotos. 
  • DESIGN GRÁFICO E DE EMBALAGENS – Estabelece normas de controle de qualidade para a reprodução consistente e atraente do tom de pele. 
  • ÁREA MÉDICA - Útil para criar normas de referência de cor para a cirurgia reparadora e estética e fabricação de próteses. 
Vejam o video aqui.

Inspirado nesse guia, o artista francês Pierre David recriou seu guia de cores baseado no tom de pele de 40 modelos diferentes. Seu trabalho intitulado “Pantone Humano”, envolveu a fotografia dos modelos e o arranjo cromático em função da cor de suas peles.


A fotógrafa brasileira Angélica Dass também desenvolveu um trabalho com esse tema: o Projeto “Humanæ” consistiu em fotografar pessoas de tons de pele diversos para descobrir as correspondências exatas das cores no padrão Pantone, que ela chamou de um “inventário cromático”.

E você, já sabe qual o padrão da sua pele?

Até a próxima!

Por Claudia Facca – claudia@chocoladesign.com
Fonte: http://chocoladesign.com/guia-pantone-skintone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.