Quando se
trata de comunicação escrita, a mesma nos exige, em várias ocasiões,
maior formalidade que a língua oral. Na fala, é comum repetirmos ideias
para dar ênfase ou para corrigir o raciocínio, que nem sempre percorre o
caminho mais lógico e econômico, porque não temos condições de
planejá-lo antecipadamente. Além disso, empregamos frequentemente
expressões populares, gírias e palavras dispensáveis ou imprecisas, e
nossas frases às vezes apresentam lacunas, porque quem nos ouve consegue
entender o que queremos dizer (caso contrário, pode nos interromper e
lançar uma pergunta). Por fim, não é raro desrespeitarmos na fala
algumas regras gramaticais da norma culta (quem já não ouviu um "para
mim fazer"?).
Comunicar é uma atividade natural do ser humano e
uma necessidade. Através da comunicação nos relacionamos, trabalhamos,
expressamos sentimentos, aprendemos e ensinamos, enfim: vivemos. Porém,
comunicar de forma assertiva é uma arte. Desta forma, tomo a liberdade
de citar cinco dicas para uma comunicação assertiva no trabalho e nas
relações sociais.
Conhecimento - saiba o que vai falar
antes de sair proferindo palavras e gestos. Pessoas que insistem no "eu
acho" tornam-se desacreditadas em pouco tempo. Fale sobre o que você
sabe ou tem experiência, mesmo quando for uma opinião.
Seja direto - pessoas
que falam, falam, mas não dizem nada ou simplesmente enrolam também se
tornam péssimos comunicadores. O cuidado é para não ser agressivo. Esta é
a diferença entre assertividade e agressividade. A comunicação
assertiva é direta ao ponto, sem rodeios, enquanto o agressivo faz
julgamento de valor, ataca, impõe suas ideias e informações.
Cuide da linguagem - uma
das falhas mais comuns na comunicação do dia a dia é falar e escrever
sem os devidos cuidados com o idioma. Na comunicação falada já é difícil
ouvir determinados erros de linguagem, mas na comunicação escrita fica
mais evidente. Cuidado.
Use a empatia - procure se colocar
no lugar do outro. Será que a outra pessoa está entendendo o que você
comunica? Será que você está falando demais sem deixar os demais também
se comunicarem? Enfim, faça o exercício de pensar como seria estar do
outro lado enquanto você se comunica.
Linguagem corporal -
preste atenção à linguagem corporal. Como sabemos, a comunicação é feita
basicamente da linguagem falada (escrita e oral) e a corporal. Muitas
pessoas não prestam atenção à própria gesticulação e à do outro. Fique
atento. Existem diversos sinais que demonstram se a conversa está
agradável ou não. Pesquise a respeito e preste atenção na reação das
outras pessoas enquanto você se comunica.
Enfim, para uma boa
comunicação é preciso autocrítica e uma boa dose de treino. Preste
atenção aos outros para aprimorar sua própria maneira de se comunicar e
peça retorno para pessoas confiáveis sobre seu desempenho na arte de se
comunicar. Pratique a empatia e a capacidade de saber ouvir. Desta
forma, estará aberto a saber como é percebido pelos outros e ganhando
uma grande chance de melhorar sua comunicação!
Fonte: Jornal do Brasil por Elaine Lombardi (consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano).
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