Mas atenção, essa habilidade, cada vez mais relevante e recorrente, em vez de atrair boas relações pode não passar de tempo perdido se não administrada com critérios e alguma dedicação. Veja a seguir as dicas de como construir uma rede eficiente de relacionamentos, segundo os especialistas em carreira Stephanie Speisman, do Business Know-how, e Miriam Salpeter, do U.S News.
1. Torne-se um detetive: Ao aceitar participar de um evento, verifique quem são as pessoas que estarão lá. Depois, use a internet a seu favor; procure os perfis dos convidados no LinkedIn e outras redes sociais. Colete informações sobre estas pessoas e suas empresas e encontre aqueles que têm pontos em comum com você. Por fim, trace possíveis assuntos para tratar durante o evento, assim, o encontro irá fluir melhor.
2. Seja um voluntário na empresa: Participar de eventos dentro e fora da empresa, além de permitir a interação com aqueles que estão fora do seu ciclo social direto, é uma importante ferramenta para ser conhecido como uma pessoa com quem se pode contar.
3. Pratique! A prática leva à perfeição. Se conversar com ‘estranhos’ é algo desconfortável, gaste algum tempo treinando com amigos, em frente ao espelho ou até com seu pet. De novo, faça uma lista de assuntos interessantes a tratar. Assista a filmes, leia alguns livros sobre liderança e procure se informar sobre temas cotidianos antes do evento.
4. Não peça ajuda: O objetivo do networking é se conectar com pessoas que possam te ajudar a conduzir uma venda, obter um referência, estabelecer contatos. Mas mais importante do que ter alguém com quem contar, é poder ser a pessoa com a qual alguém pode contar. Então, não peça por nada num primeiro encontro ou antes de deixar uma impressão de que sua intenção é criar um relacionamento mutuamente benéfico. Para isso, seja um bom ouvinte e prestativo. Uma conversa em que o outro se sente valorizado e ouvido é mais suscetível a render um outro encontro.
5. Mantenha contato: Busque as melhores maneiras de se manter em contato, seja por redes sociais, e-mail ou telefone. Entregar apenas um cartão não convence. Se existe uma oportunidade de negócio, este é o momento de ter iniciativa e dar continuidade ao relacionamento.
Fonte: Yahoo
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