Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: São João no Nordeste

quinta-feira, 20 de junho de 2013

São João no Nordeste

Dia 24 de junho será o dia de São João, mas as comemorações já começaram nas escolas, nos bairros e irão se intensificar e espalhar por todo lugar durante este final de semana.
O mês de junho é sinônimo de Festa Junina acontecendo pelo país inteiro, principalmente aqui no Nordeste. As tradições do São João vão desde a comida típica aos figurinos e brincadeiras. Algumas delas, porém, podem se tornar um perigo aos festejos, como as fogueiras e os fogos de artifício. Veja algumas dicas para aproveitar as festas juninas com segurança!
sao-joao-festa-junina-seguranca-01
Fogueiras
Um dos principais símbolos do São João, a fogueira precisa ser lidada com muita segurança. Sus estrutura de madeira é frágil, e vai despencando à medida que é queimada. Por isso, é importante acendê-la de maneira gradual e começando do meio da fogueira, nunca pela base. Outra tradição conhecida é o “pular a fogueira“, que também deve ser evitada. Na hora de apagar as chamas, use água e areia, que eliminarão também as brasas.
sao-joao-festa-junina-seguranca-04
Balões
A fabricação, venda ou manuseio de balões é considerado crime. Os balões representam perigo para as pessoas, para o meio ambiente e até para o tráfego aéreo. Podem explodir quando são acesos ou causar incêndios quando caem. Como não são detectados pelos radares dos aeroportos ou aviões, podem colidir com as aeronaves.
Fogos de artifício
No Brasil, a venda de fogos de artifício é legalizada, deixando seu acesso livre para qualquer pessoa. Nas festas juninas, uma tradição são as Espadas de São João, onde as pessoas seguram os fogos com as mãos. Apesar de as embalagens dos produtos possuírem informações como faixa etária, locais apropriados para manipulação e instruções de uso, os fogos de artifício ainda apresentam riscos de segurança e não devem ser manuseados por crianças.
Em caso de acidentes em qualquer uma dessas situações, é recomendado apenas deixar a queimadura sob água corrente por 20 minutos. Não utilize produtos como manteiga, pasta de dente, sabão ou semelhantes. Se a queimadura for mais grave, a vítima deve ser conduzida imediatamente para um centro de emergência.
sao-joao-festa-junina-seguranca-03
Aproveite a alegria e o colorido das festas juninas com prudência e segurança. Colecione boas memórias do São João e tenha boas festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.