Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 10 dicas para aproveitar ao máximo um curso online

terça-feira, 4 de junho de 2013

10 dicas para aproveitar ao máximo um curso online

Planejando dar início a um curso online? Confira 10 dicas para aproveitar ao máximo o que esse tipo de curso pode oferecer a você.

Cursos online são uma ótima alternativa para quem não pode se deslocar até uma universidade tão facilmente. Porém, essa opção de estudo apresenta algumas desvantagens por não exigir o compromisso de comparecimento a uma sala de aula. E, por não exigir prazos de entrega específicos para trabalhos, os estudantes podem prejudicar o seu rendimento e deixar suas atividades para a última hora. 

Se você pensa em fazer um curso online, confira 10 dicas para não cair na procrastinação:
1. Saiba como controlar seu tempo

Alguns cursos online permitem que seus alunos entreguem seus trabalhos e realizem os exames de avaliação apenas ao final do curso. Isso pode acabar fazendo com que você resolva deixar suas responsabilidades para a última hora, acumulando tarefas e deixando de estudar quando deve. Para que isso não aconteça, aprenda a controlar seu tempo. Faça planos de estudo, crie listas dividindo em tópicos suas tarefas e organize-se. Assim, seus estudos estarão sempre em dia e você terá um bom aproveitamento do curso.


2. Aprenda qual seu jeito de aprender antes de iniciar um curso online

Cada pessoa possui um jeito próprio de estudar. Enquanto alguns aprendem melhor apenas lendo a matéria, outros preferem fazer resumos. Por isso, procure saber qual é o estilo de estudo que melhor se encaixa com você antes de iniciar um curso online, pois talvez esse não seja o formato mais adequado para você.

3. Atente-se para criar trabalhos originais

Em um curso online é muito fácil se desviar do objetivo ao desenvolver um projeto. Você pode “cair na tentação” de simplesmente encontrar um texto na internet e enviá-lo da mesma forma como encontrou. Em outras palavras: plagiar o trabalho de outra pessoa. Não é difícil identificar um trabalho plagiado e em alguns cursos de graduação, isso pode levar à expulsão do aluno. Por isso, leve seus projetos a sério e os faça por você mesmo.

4. Certifique-se de escolher uma instituição que ofereça diplomas válidos

Se você pretende começar um curso online, faça uma pesquisa aprofundada sobre quais instituições têm credibilidade no mercado. Não adianta conseguir um certificado de conclusão de curso de alguma faculdade que não é legalizada. Você perderá tempo e dinheiro e seu diploma não terá valor.

5. Administre seu tempo

Para pessoas que trabalham e têm outras responsabilidades, como cuidar da família, um curso que tome uma quantidade de tempo muito extensa pode não ser a melhor opção. Falta de tempo gera estresse e, além disso, você não conseguirá se dedicar totalmente a nenhuma de suas atividades. Verifique, então, se você terá o tempo necessário disponível para seus estudos e administre-o de maneira organizada.

6. Faça sua inscrição o quanto antes

Todas as instituições de ensino estipulam um prazo para matrícula. Atrasar na inscrição pode resultar em um adiamento da data para o pagamento, o que pode fazer com que você perca a chance de se matricular por não ter como pagar as taxas requeridas.

7. Utilize os serviços de ajuda oferecidos

Muitos alunos têm receio de procurar por ajuda quando têm dificuldades e, por isso, acabam se perdendo durante o curso. É por isso que você deve aproveitar todas as vantagens que a instituição escolhida por você oferecer.

8. Faça escolhas que se encaixem aos seus interesses

É comum que estudantes baseiem suas escolhas levando em consideração os benefícios futuros que elas podem garantir, esquecendo as responsabilidades com que terão que lidar. Não opte por um curso apenas pelos altos salários que um diploma pode te oferecer; escolha a carreira pela qual você realmente tem interesse e se sente motivado para seguir. A mesma dica serve para o momento em que você já estiver cursando: não escolha temas de trabalho que não te agradam e pense bem antes de se oferecer para tarefas que você não terá tempo de realizar.

9. Analise sua situação financeira

Antes de se matricular em um curso online, verifique se sua situação financeira está em um bom momento e se você poderá pagar pelo curso sem precisar arrumar outro emprego para cobrir as despesas – até porque isso vai tomar seu tempo de estudo e você pode acabar interrompendo o curso por falta de dinheiro.

10. Use a tecnologia adequada

Um dos itens essenciais que você precisa para começar um curso online é um bom equipamento tecnológico. Sua conexão de internet deve ser rápida o suficiente e você necessita de alguns conhecimentos básicos sobre como usar o computador e seus programas principais.
Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.