Sabe quais os segredos de uma boa embalagem de produto? Já ouviu as expressões “julgar um livro pela capa”, “comer com os olhos”, “a primeira impressão é a que fica”? Provavelmente já ouviu, pois são jargões bem populares e com uma boa quantidade de razão. Tudo isso significa que o ser humano tem a tendência de se interessar pelo belo, pelo colorido, criativo, original. O consumidor se interessa por coisas que lhe despertam o interesse, que ativam e aguçam a sua vontade de sentir, tocar, degustar, ouvir.
Quando um publicitário faz um panfleto de uma pizzaria, o que ele deveria colocar no folheto para que os clientes liguem e experimentem o produto que ele está vendendo? Provavelmente, se ele colocar uma pizza bem recheada com aparência crocante de preferência com um queijinho derretido aparecendo, muitas pessoas irão se interessar.
O visual é fundamental em uma boa embalagem de produto
Uma boa propaganda ou embalagem de produto têm um papel fundamental nesta etapa de encantar e atrair o cliente. Quando o consumidor está com muita sede, mas não quer tomar água, qual é o primeiro refrigerante que vem à sua cabeça? Com certeza a Sprite, da Coca-Cola. Sabe por quê? A embalagem, nas cores azul e verde do refrigerante fornece uma sensação de refrescância.
Ainda exemplificando com os refrigerantes, qual a sensação que a Coca-Cola passa aos seus consumidores, tendo em vista a cor de sua embalagem e demais características? Provavelmente você associe a Coca, sua cor e sua embalagem à sensação de energia. A cor vermelha é quente e proporciona essa sensação.
Você já parou para pensar porque o Mc Donald’s é vermelho e amarelo? Também pelo mesmo motivo. As cores da marca e embalagem dos seus produtos são propositalmente feitas nas cores da comunicação para dar uma maior sensação de fome. É comprovado por estudiosos que as cores têm efeitos poderosos sobre a ação dos seres humanos. Elas podem influenciar mais do que se imagina.
Imagens na embalagem ajudam a vender o produto
Se você está montando um novo negócio e precisa desenvolver uma embalagem, leve alguns fatores em consideração. A imagem utilizada irá marcar seu produto para sempre, portanto, escolha criteriosamente. As cores devem ser muito bem pensadas para que a embalagem desperte o interesse do consumidor a experimentar o produto.
Outra dica importante é não exagerar na quantidade de informações na embalagem. O objetivo de um rótulo é apenas falar sobre a procedência do produto, suas especificações e a fixação da marca. Nada mais que isso deve constar em uma embalagem. A escolha do logotipo customizado para o produto também deve ser feita cuidadosamente, pois essa será a imagem associada ao seu produto durante muitos anos. Para que você consiga um resultado satisfatório, busque o auxílio de um profissional especializado na área de marketing.
Escolha imagens universais sempre, aquelas que podem chamar bastante a atenção dos seus clientes, mas que não setorizem demais o produto. Não é a toa que são escolhidas modelos para embalagens de shampoo e sem olhos orientais ou roupas indus: universalidade. Produtos que remetem a apenas um povo tendem a ser ignorados em outros locais e por isso as fotos procuram ser tão neutras.
Na maior parte das vezes, soa o padrão europeu nas fotos de produtos: pessoas brancas com cabelos lisos, sem sinais ou traças. Contudo, os negros andam ganhando bastante espaço nas fotos publicitárias, mas ainda há muito a se crescer neste mercado.
A mesma regra vale para as casas: prefira os modelos universais, que não colocam ricos e pobres diferentes. Caso possa, não use imagens de casas, mas sim ilustrações.
Foto ou ilustração na embalagem?
Depende bastante do público-alvo. As ilustrações trazem a vantagem de deixar no mesmo patamar o público-alvo de uma região, enquanto imagens deixam o poder aquisitivo um pouco distante. O melhor é estudar ambos os casos e fazer uma pesquisa de opinião, que pode ser importante para saber se a embalagem vai ter uma boa aceitação no mercado.
Fonte: Novo Negócio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.