Em 29 de maio de 1936, o Instituto Nacional de Estatísticas (atual IBGE) começava suas atividades, por conta de uma série de mudanças na estrutura político-administrativa do governo Getúlio Vargas, na década de 30.
E uma das ações a ser implantada era montar uma agência federal de estatística que reunisse as que já existiam em âmbito local. O objetivo era centralizar em um só todos os órgãos de informação que subsidiavam o governo federal.
Nascia, assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, órgão da administração federal, atualmente subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cuja missão é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.
Composto por quatro diretorias (Executiva, de Pesquisas, Geociências e de Informática), um Centro de Documentação e Disseminação de Informações e pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), o IBGE também possui uma rede de coleta e disseminação para que seus estudos cubram o território nacional: ao todo, 27 Unidades Estaduais em todas as Unidades da Federação e no Distrito Federal, além de mais de 540 agências locais.
INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS
Entre as inúmeras pesquisas realizadas pelo IBGE, destaca-se o Censo Demográfico, que acontece de dez em dez anos e constitui o núcleo das estatísticas sociodemográficas do instituto. No intervalo entre dois censos, realiza-se também a Contagem da População, que aprimora as estimativas anuais da população.
Ainda dentro do âmbito social e demográfico, são realizadas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pesquisa Mensal de Emprego e a Pesquisa de Orçamentos Familiares, entre outras.
Conheça outras informações que o IBGE produz através de seus estudos e pesquisas: Estatísticas da agropecuária
Censo Agropecuário, Pesquisa Agrícola Municipal e Pesquisa da Pecuária Municipal. Estatísticas econômicas
Pesquisa Anual do Comércio, Pesquisa Industrial Anual, Pesquisa Anual da Indústria da Construção e Pesquisa Anual de Serviços. Índices de preços
Acompanhamento mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além destes dois, há também o Sistema Nacional de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI, que acompanha a evolução dos preços nesse setor. Sistemas de Contas Nacionais
Oferece uma visão de conjunto da economia, seguindo as mais recentes recomendações das Nações Unidas, com o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e a Matriz de Insumo-Produto.
INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
Sistema Geodésico Brasileiro, que é um conjunto de marcos, implantados e mantidos nos terrenos pelo IBGE, que serve de referência, por exemplo, para construção de estradas, pontes, barragens e ainda para mapeamento, geofísica, pesquisas científicas etc.
Mapeamento Geográfico, Topográfico e Municipal, que abrange as cartas topográficas e os mapas derivados dessas cartas: mapas do Brasil, regionais, estaduais e municipais.
Estruturas Territoriais, que acompanha a evolução das divisões do território (político-administrativa, regionais e setoriais), delimitando e representando áreas legais e bases operacionais para pesquisas estatísticas e geográficas.
Recursos Naturais e Meio Ambiente, que faz mapeamentos, estuda e pesquisa temas relacionados ao solo, relevo, clima e à geologia, além da fauna e flora. Avalia também os impactos ambientais provocados pela ação do homem.
Informações Geográficas, que regionaliza os territórios, subsidiando o levantamento e a disseminação de estatísticas e a formulação e monitoramento de políticas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.