Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Realidade virtual que pode mudar o mundo a sua volta

sábado, 30 de maio de 2015

Realidade virtual que pode mudar o mundo a sua volta

A fabricante de óleo de motor Castrol apostou na realidade virtual e em um processo bastante complexo (e tecnológico) de test-drive para a nova campanha publicitária da companhia.



Para promover a linha de diesel Edge Titanium Strong, a empresa convidou um piloto de fórmula D (de drift), Matt Powers, a pilotar um carro de verdade em um estacionamento deserto e gigantesco. A diferença é que, no lugar no capacete convencional, o equipamento de segurança conta com um Oculus Rift servindo de visor. Em vez do mundo real, Powers enxerga uma espécie de jogo de corrida realista e pós-apocalíptico, em que o cenário parece desmoronar.

O resultado? Um carro andando de verdade, mas com o condutor achando que está em outra dimensão. Em resumo, o veículo foi transformado em um controle de video game gigante.

O vídeo da Castrol (acima) tem um pouco de fantasia, é verdade, mas só pensar no que o piloto enxergava no momento já é de tirar o fôlego. Para não causar acidentes, batidas ou desvios da pista, pesquisadores passaram dias mapeando o estacionamento com um GPS para sincronizar o cenário real com a pista projetada no óculos.



O segundo clipe acima mostra esse processo de pesquisa e desenvolvimento, além da instalação dos sensores e de todo o equipamento no carro. Ao todo, foram dois meses de trabalho que, ao menos de acordo com as reações ao primeiro clipe, sem dúvidas valeram o esforço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.