Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 20 de maio - Aniversário de Palmas - Capital do Estado do Tocantins

quarta-feira, 20 de maio de 2015

20 de maio - Aniversário de Palmas - Capital do Estado do Tocantins

Palmas é a maior cidade do estado do Tocantins, na região Norte do Brasil. Planejada para ser a capital definitiva do estado do Tocantins, o município está localizado no centro geográfico do estado, com uma área de 2.465 Km², é uma das cidades mais arborizadas do país. Com clima tropical e duas estações bem definidas, verão chuvoso e inverno seco. Limita-se com os municípios de Aparecida do Rio Negro, Lageado, Novo Acordo, Tocantínia, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Santa Tereza do Tocantins, Porto Nacional.


A construção de Palmas começou no dia 20 de maio de 1989, data do lançamento da Pedra Fundamental. O Estado do Tocantins criado graças a um movimento liderado por José Wilson Siqueira Campos, e oficialmente promulgado na Constituição Federal em 05 de outubro de 1988.

O local em que seria construída a capital foi definido em 28 de janeiro de 1989, no governo de Siqueira Campos. Enquanto se dava a construção da nova capital, Miracema do Tocantins sediou a capital provisória do Tocantins. 

O nome Palmas foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio Paranã. O grande número de palmeiras, espécie nativa da região, foi outro fator que influenciou na escolha do nome.

A instalação da Capital se deu em 01 de janeiro de 1990, com a transferência dos Governos Estadual e Municipal para a nova Capital e a posse do prefeito Fenelon Barbosa, e de nove vereadores, que assumiram o Governo Municipal. Em 1º de janeiro de 1993, tomou posse o primeiro prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos.

Desde o início de sua construção atraiu uma população proveniente de diversas partes do país. Os setores mais dinâmicos da sua economia são o comércio, ligado a construçãocivil, de moveis, bens de consumo e alimentação. Com boa infra-estrutura, a cidade oferece boas opções para o turismo ecológico e de lazer.

O rio Tocantins, além de significar uma fonte de grande potencial energético, oferece belas praias. A cidade oferece vários pontos turísticos: o Parque Cesamar, a Praia da Graciosa, a Praia da Prata, as cachoeiras da região de Taquaruçu entre outras. São mais de 2500 km de praias fluviais e matas de grande beleza. Destaque para a Reserva Ecológica de Lajeado e a Praia Mona.

O Espaço Cultural de Palmas abriga o Teatro Fernanda Montenegro, a Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jaime Câmara, o Centro de Criatividade, a Grande Praça e a Secretaria Municipal de Cultura.

Monumentos que contam a história de Palmas; Palácio Araguaia, a Praça dos Girassóis, o Palacinho, o Cruzeiro, o Monumento à Lua, a Casa Suçuapara, a Capela de Santa Rita de Cássia, a Assembléia Legislativa, o Barracão de Palha do Canela e o Memorial Coluna Prestes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.